Abaixo-Assinado (#43165):

MANIFESTO PELA DEMOCRACIA

Destinatário: Público geral

Existimos. E porque existimos, resistimos!

Existimos sempre. Existimos como famílias, homens e mulheres, mulheres e mulheres, homens e homens, pais e filhos, mães e filhos, pessoas e seus animaizinhos, outros . Sempre existimos.

Existimos ideologicamente. A democracia, desde a Grécia antiga, fez existir a pluralidade de ideias, e isso só vem a se confirmar na contemporaneidade. Socialistas, liberais, comunistas, religiosos, sempre existimos!

Existimos e resistimos!

Resistimos ao desmonte político, econômico, social, ético. Resistimos à intolerância de toda natureza. Resistimos ao horror e ao ódio. Resistimos ao medo e à desesperança. Resistimos à banalidade do mal. Resistimos à ignorância, à burrice, ao analfabetismo político. Resistimos à miséria, à desigualdade, ao racismo, à homofobia, ao machismo, à xenofobia, à violência, ao preconceito religioso, a qualquer tipo de segregação. Resistimos à destruição do meio ambiente e à negligência da agroindústria, em defesa da natureza, da Mata Atlântica, da Amazônia, das nossas plantas, dos nossos rios e mares. Resistimos às armas, à apologia ao crime, à perversidade disfarçada de indignação à corrupção. Resistimos à corrupção, aos funcionários-fantasmas, aos privilégios políticos em forma de salários e auxílios absurdos. Resistimos às fake news. Resistimos à toda e qualquer propaganda enganosa. Resistimos a todo e qualquer saudosismo à ditadura militar. Resistimos à apologia à tortura e à figura brutal de Carlos Alberto Brilhante Ustra. Resistimos ao desmonte da Cultura e da Educação. Resistimos às falácias acerca da Lei Rouanet. Resistimos ao desrespeito e à desvalorização dos artistas e de suas obras. Resistimos à censura. Resistimos ao Projeto Escola Sem Partido. Resistimos ao autoritarismo e à implantação do fascismo. Resistimos à falta de empatia e à falta de amor.

Se fere a nossa existência, seremos resistência. E, ainda que não fira a nossa existência, mas sim a de um outro alguém, ainda assim, resistiremos. Porque não há nada que justifique o ódio, o horror, a perversidade.

Sobrevivemos! O nazismo tentou calar as minorias, mas as vozes dos milhões de tolhidos por ele não nos extinguiu. O Estado Novo de Vargas tentou afogar as ideologias, mas não deixamos de pensar divergente. A Ditadura de 64 tentou matar a democracia, mas o sangue da existência de muitos fez outros muitos resistirem.

Não vamos nos calar perante as atrocidades e o clima de tensão política em nosso país. Não deixaremos regimes totalitários e cheios de ódio matar nossa democracia como fizeram no mundo em um passado não tão distante. Resistiremos! Estamos falando de política em seu sentido mais amplo e complexo. No sentido do "bem comum", como os filósofos gregos já nos ensinaram. Não vamos nos calar, porque queremos falar de amor. Estamos falando de humanidade. De respeito. De diversidade. De equidade. De justiça. E que nada nos cale. Porque "o jogo só vale quando todas as partes puderem jogar"*.

Pelas mulheres e homens, negras e negros, índias e índios, sem teto e sem terra, deficientes, idosos, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, gritamos nossa insatisfação. Gritamos #elenão. Pela democracia, pelo respeito às diferenças e a todas as formas de ser e de estar no mundo, pedimos o fim da violência, da desordem, do caos e dos crimes de ódio, embasados por um discurso disfarçado de "opinião". E assim, poderemos, livres de todo esse mal, sonhar com um Brasil melhor.

Resistimos para que os sonhos de um país onde todos possam professar suas crenças, ideologias, orientações sexuais, identidades, sem medo de ser feliz, possam se concretizar. Sem medo de serem julgados. Onde resistir não será mais necessário, pois todos poderão existir!

Nosso grito é contra o fascismo e a favor da democracia. Portanto, nos posicionamos contra a candidatura de Jair Messias Bolsonaro e General Antônio Hamilton Mourão. Por não vermos nenhuma possibilidade ética e moral na imparcialidade, na ausência de debate e de posicionamento político nesse momento, apoiamos o Plano de Governo de Fernando Haddad e Manuela D'Ávila para a presidência do Brasil.

Estamos juntos, pela democracia, com a única opção democrática para o Brasil, porque "ainda há de haver saída, nenhuma ideia vale uma vida"**.

#EleNão
#HaddadeManuSim
#PelaDemocracia

*Citação de parte da composição "Não precisa ser Amélia", de Bia Ferreira.
**Citação da letra da música "Enquanto houver sol", de Titãs.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.