Abaixo-Assinado (#43254):

Fim do lote de 100!

Destinatário: B³

Contribua para acabar com o lote padrão de 100 ações na B³ (antiga BM&F Bovespa), unificando todas as negociações sob um único "ticker".

As ações hoje em dia negociam em dois tipos de lotes:

- Lotes de 100 (mercado à vista)
- Lotes de 1 (mercado fracionário) - Com a letra "F" no final do código de negociação.

Não é raro as ações serem negociadas por preços diferentes nestes dois mercados, muito por conta da menor liquidez no mercado fracionário, que para papéis menos líquidos é um grande problema.

No mercado fracionário é mais difícil de comprar ou vender uma ação no mesmo preço praticado no mercado padrão, pois a diferença entre a melhor oferta de compra e de venda (spread) é maior.

Assim, quem quer comprar ações neste mercado pode ter que pagar um preço mais alto. E quem quiser vender, terá à sua disposição um preço menor.

Este problema é prejudicial para aqueles investidores que não possuem recursos para comprar ações no lote de 100. Para algumas ações, este lote mínimo pode passar de R$ 10 mil.

Ainda, surgem diversas dúvidas de investidores quanto às vantagens e desvantagens de se operar no mercado fracionário e à vista, o que cria mais um empecilho para aumentar a base de investidores no mercado de ações.

Vale mencionar que a negociação de 1 em 1 já foi adotada para o caso dos fundos imobiliários. E esperamos que também seja adotada para o caso das ações.

Obrigado!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.