INSATISFAÇÃO COM O CURSO DE TEOLOGIA EAD CLARETIANOS

Destinatário: Pe. Vitor Pedro Calixto dos Santos

Vimos, por meio deste, declarar nossa insatisfação em relação a alguns pontos do Curso de Teologia na modalidade EAD, listadas a seguir.

1. Material didático

• As apostilas de Introdução à Bíblia e História de Israel, assim como a de Introdução à Teologia, praticamente não possuem as citações de onde foram consultadas. Ora, se o comportamento que se espera dos alunos de um curso Universitário é de que faça as citações de forma correta de todo o material consultado, quanto mais nós alunos esperamos o mesmo comportamento em relação ao material que nos oferecem.

• A indicação da Bibliografia é confusa, não facilitando a consulta que para nós, alunos de um curso de EAD é fundamental, ou seja, há excesso de informação indicada na Bibliografia, porém ela não é direcionada por unidade, e tampouco pelas páginas que devem ser consultadas. Um ótimo exemplo de referência é a unidade 1 da apostila de Liturgia; nela encontramos ao longo da unidade os livros e as respectivas páginas do mesmo que devem ser consultados, para aprofundamento do estudo. Todavia, na mesma apostila, a unidade 2 contém várias indicações de livros ao longo da unidade, mas que não estão listados por completo na Bibliografia. Ora, se na apostila há uma advertência de “procurar ter à mão todos os recursos e materiais de que irá necessitar”, pensamos que deve haver uma forma facilitadora de encontrarmos esses materiais.

• A apostila de Introdução à Bíblia e História de Israel parece se ocupar de uma única corrente de pensamento, sem dar sequer uma explicação de qual é essa corrente e explicando as outras linhas existentes. Um exemplo pode ser encontrado na Unidade 2 quando na página 40 faz referência a uma suposta origem egípcia de Moisés. O próprio parágrafo começa de maneira estranha: “Em Oséias, Moisés também tem destaque como profeta e como guardião de um santuário de Iahewh (Nm 12:7)”.

2. Recursos disponibilizados

• A interatividade não tem funcionado para nós de maneira eficaz, pois postamos muitas coisas no fórum que ficam sem comentários, ou então os tutores fazem determinados comentários que não têm nada a ver com o que foi escrito. De que adianta enchermos o fórum com pensamentos nossos se não tem quem nos direcione para saber se estamos pensando da forma correta. Ademais, outros colegas lêem o que postamos e também ficam sem respostas, às vezes até acreditando que tudo o que está escrito é verdade.

• O recurso de “Bate papo” só está disponibilizado para a disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica, porém não há nenhum “Bate papo” agendado. Para que serve, então a tutoria pela Internet? Se postamos algum comentário, dúvida etc. na lista, as mesmas não são respondidas no dia que o professor dá a tutoria.

• O recurso do 0800 também é deficiente, sendo que colegas que precisaram desse tipo de serviço falaram com muitas pessoas, menos com a pessoa com quem eles precisariam falar.

3. Aula intermediária

• Precisamos que o(a) Professor(a) que dá a aula intermediária seja um facilitador e que tenha domínio do assunto (disciplinas) de que vai tratar.
Lembramos que os exemplos ilustrados nos pontos anteriores são mínimos perante o número de ocorrências que deveriam ter sido revistas antes da publicação da apostila.

Vimos ainda, solicitar de que seja feita uma reparação sobre as deficiências causadas pelos com essas disciplinas, sendo que o objetivo deste comunicado não é somente declarar nossa insatisfação para posterior ajuste de apostilas para os próximos alunos, mas queremos usufruir dessas melhorias, uma vez que para sermos verdadeiros Teólogos precisamos ter domínio sobre os assuntos tratados e não uma simples visão.