Abaixo-Assinado (#43338):

Libera Cão na praia

Destinatário: Prefeitura de Vila Velha

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso município, solicitam que Vossa Excelência abra o diálogo sobre a liberação do acesso nas areias e águas das praias da cidade no intuito de que os cidadãos possam transitar com seus cães.

As cidades são planejadas para atender às necessidades da população e estão em constante transformação, adaptando-se a novos hábitos e comportamentos. O aumento de cães e gatos nos lares brasileiros e a sua elevação ao status de “membros da família” vêm gerando mudanças nos espaços públicos de convivência. Em grande parte destas famílias, os pets são os únicos “filhos” e estas não abrem mão de estarem juntos. Os locais liberados para os animais, já são realidade em várias cidades brasileiras, em praças, parques e até locais fechados, como cafeterias.

Isto vêm ao encontro do desejo das pessoas de passar mais tempo com seus pets sem abrir mão do seu lazer, levando-os para passearem juntos. A convivência na praia não é diferente além de muito saudável à ambos permitindo este estímulo à socialização e a possibilidade de se exercitarem.

Nos países desenvolvidos o turismo Pet-Friendly movimenta muito dinheiro.
A Califórnia é um exemplo que possui várias praias com área destinada a banhistas com cães.
Recentemente a cadela Capixaba, Maya, foi campeã mundial de surf dog na Califórnia entre outros títulos que conquistou em nosso território brasileiro (http://surfvix.com.br/2018/10/01/a-cadelinha-capixaba-maya-e-campea-mundial-de-surf-dog-na-california/). Títulos esses que não seriam possíveis se a Maya não tivesse acesso para treinar nas praias capixabas.

Este evento além de trazer uma maior visibilidade ao nosso estado, demonstra o estreitamento da convivência com esses pets. Atualmente temos um crescimento considerável nesta tendência onde mais da metade das famílias brasileiras têm um bichinho de estimação em casa, e 63% dessas pessoas veem cães e gatos como filhos (conforme matéria em 2016 na renomada revista Pequenas Empresas Grandes Negócios). Podemos ver maior socialização com os pets em diversas áreas em centros urbanos e pet places que se multiplicam em locais públicos.
Mesmo com esforço dos órgãos públicos, vemos ainda resíduos e lixos jogados nas praias durante todo o ano, atraindo pombos e ratos. Doenças não são desculpas para restringir a circulação dos cães. Dificilmente o animal vacinado e vermifugado oferecerá risco a saúde. Se cães na praia fossem um problema de saúde pública, com certeza os países desenvolvidos não permitiriam a entrada dos animais na areia.

Nas praias de Vitória, na nova legislação o passeio com animais em qualquer local público passou a ser permitido desde que os cães estejam com coleiras e guias adequadas ao tamanho e porte, além de ser conduzido por uma pessoa com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal. Levar também sacolinhas para recolher as fezes de seu cão, evitando possíveis aborrecimentos com os demais banhistas que frequentam o local e ter a carteira de vacinação do pet em dia mostrando os cuidados com sua saúde física.
Acreditamos que agir com foco na educação, respeito mútuo e bom senso das pessoas é melhor que proibir! Permitir com regras de convivência a circulação dos cães é respeito a liberdade do cidadão! Do cidadão que possui, e do que não possui animal de estimação.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.