Cumprimento da Lei Complementar 626/2009 (PDCI - Plano Diretor Cicloviário)

Destinatário: Prefeito Nelson Marchezan Júnior

Um último estudo, conduzido ainda em 2015, apontou que mais de 70% da poluição no centro de Porto Alegre é produzida por carros e motos. Mas se não temos um bom transporte público limpo e ciclovias por toda a cidade como em Amsterdã, como isso vai ser possível?
Hoje Porto Alegre tem cerca de 41 Km de ciclovia e ciclofaixas, contra 200 Km de Amsterdã. A diferença é que a cidade gaúcha tem mais que o dobro da extensão territorial da cidade europeia. Seriam necessários pelo menos 400 Km para que tivéssemos um espaço digno de locomoção cicloviária. Pois bem, o “Plano cicloviário de Porto Alegre” aprovado em 2009 previa a construção de 495 Km de ciclovias/ciclofaixas e até agora temos menos de 10% em 9 anos desde sua aprovação. Devemos exigir então do poder público cumprimento da lei aprovada em 2009 e uma previsão do início das obras pois, estas são demandas que mexem diretamente com a saúde do porto-alegrense.