Permanência do Padre Rafael Rosário na paróquia São Judas Tadeu, Palmeiras

Destinatário: www.arquidiocesebh.org.br

Belo Horizonte, 02 de novembro de 2018.

À Vossa Excelência
Dom Walmor Oliveira Azevedo
Arcebispo Metropolitano de belo Horizonte

Estimado Dom Walmor Azevedo e
Queridos(as) irmãos (ãs) em Cristo da Comunidade São Judas Tadeu, Palmeiras/MG

Como cristãos temos a obrigação de ouvir, meditar, e colocar em prática as palavras que nos são reveladas nos santos evangelhos. Em São Marcos, capítulo 16, versículo 15, Jesus disse aos seus discípulos “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. Ora, com esta simples frase Jesus nos deixa a missão de anunciar o evangelho; testemunhar Sua verdade a todo aquele e aquela que esteja disposto ou disposta a ver e ouvir.
A mística cristã refere-se à experiência de ser fiel a Deus Trino, e cabe ao sacerdote a vivência da espiritualidade, mediada pelo evangelho. Contudo não podemos esquecer que ele é humano e, portanto, passível de acertos e de erros. Por isso, o Papa Francisco disse que os sacerdotes são apóstolos da alegria e ele sempre nos convida a rezar pelos representantes da Igreja.
Em um Brasil dividido, onde as pessoas cada vez mais utilizam de discursos de ódio é um alento ter entre nós pessoas, como o Pe. Rafael Rosário, que nos fazem pensar refletir e ponderar, pois “a messe é grande e os operários são poucos”. Portanto, cabe lembrar que o papel do sacerdote é presidir a comunidade e, cada um de nós deve incentivar, acompanhar, mediar e auxiliar o sacerdote na caminhada vocacional.
Assim, vimos destacar o papel e importância do Pe. Rafael Rosário em nosso meio. Desde o dia de sua chegada em nossa comunidade São Judas Tadeu, no ano de 2017, ele trabalhou arduamente para torná-la uma referência em nossa região. Seu primeiro passo foi estabelecer a Santa Missa em dois horários aos domingos, um pela manhã e outro à noite. Também estabeleceu a celebração durante a semana e que a mesma seja transmitida virtualmente, possibilitando que os enfermos pudessem de seu lar ter acesso à Igreja. No ano de 2018, buscando trazer os jovens para dentro da Igreja, ele apoiou e incentivou a criação do grupo de jovens da comunidade.E em comunidade como missionários passamos de casa em casa com o lema “SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO” com o objetivo de aproximar a Igreja da comunidade e trazer novos fiéis para a missão de Cristo.
Não podemos esquecer sua imensurável dedicação às crianças e idosos de nossa comunidade. A catequese floresceu e com a missa voltada para as crianças, possibilitou um maior interesse para os ensinamentos de Jesus, aumentando a participação no processo de preparação para a 1ª Eucaristia.
Vale ressaltar também, sua participação contínua nos grupos, sempre preocupado com seus paroquianos.
Sabemos que como todo ser humano ele também tem falhas e comete erros, mas seus acertos superam e como comunidade Cristã devemos acolhê-lo e ajudá-lo na melhor forma possível, pois também somos responsáveis pela nossa comunidade.
Assim, vimos solicitar sua preciosa atenção, para mantê-lo entre nós, e nos comprometer a estar mais próximos em orações e ações com o objetivo de propiciar que nossa Paróquia seja um exemplo de tolerância, solidariedade, esperança, ou seja, um exemplo da verdadeira mística cristão.
Um abraço em Cristo,
Atenciosamente,