CHEGA!!! em defesa das árvores de Campinas

Destinatário: Prefeito de Campinas e Ministério Público

Em defesa das árvores de Campinas.
Contra o descaso com a arborização de Campinas.
Nós cidadãos, abaixo assinados, somos favoráveis e solicitamos ao Excelentíssimo Prefeito Municipal e ao Ministério Público, a revisão de alguns dos procedimentos envolvendo a Arborização Urbana Municipal, tendo em vista as constantes arbitrariedades e ausência de transparência com relação ao assunto em nosso município, a saber:

1- Que a arborização urbana em geral passe a ser competência exclusiva da Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável;

2- Quaisquer práticas de supressões e podas de arborização em Campinas sejam disponibilizados com antecedência no site da prefeitura, conforme já havia sido determinado há diversos anos pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente);

3- Que a Sociedade participe de todos os assuntos relacionados à arborização, inclusive dos plantios, em mutirões;

4- Que Árvores Históricas e de importância singular sejam consideradas realmente patrimônio histórico, cultural e ambiental do município, compondo um banco de espécies identificadas com QR Code e, em listagem disponibilizada à população no mesmo site da prefeitura.

5- Que essas árvores especiais recebam o melhor tratamento como inspeção fitossanitária periódica, inclusive o teste com equipamentos como tomógrafo de impulso para melhor tomada de decisão, adubação de restituição, irrigação quando necessário e tratamento, no caso de pragas, doenças, ramos secos e apodrecidos. Sua supressão será sempre em último caso, quando as demais medidas não conseguirem reverter o quadro de senescência, adoecimento ou morte;

6- Toda árvore histórica que possa ter sua vida prolongada por estruturas artificiais de sustentação ou por algum outro método que garanta a segurança de sua manutenção no local, sem risco à população, deverá ser tentado;

6- No caso das árvores históricas suprimidas, a saber: 1 Ficus microcarpa, no Centro de Convivência Cultural e 1 Mogno no Edifício Espaço Mogno, que haja a reposição desses exemplares com espécies adultas, de mesma espécie ou, com porte compatível, para o oferecimento de benefícios ambientais, sombreamento e efeito na paisagem. As novas árvores a serem transportadas para esses locais, não poderão ter menos de 10m de altura.