ABAIXO-ASSINADO PARA MUDANÇA DO CALENDÁRIO ELEITORAL.

Destinatário: laryssavictoriano@gmail.com

Nós, estudantes de letras, acreditamos que, no atual cenário político, devemos ter um centro acadêmico forte, resistente e unificado. A eleição de um presidente com ideias fascistas, com desprezo pelo ativismo e pelas minorias de direitos, reforça a necessidade de protegermos as nossas entidades estudantis.
O Centro Acadêmico de Letras é a representação máxima dos estudantes, tendo como papel primordial levar a luta e demanda estudantil para a direção e para além dos muros da universidade. Como trata-se de uma entidade política e institucional, deve ser conduzido por um grupo sério, forte, unido e ter o reconhecimento dos estudantes como seu porta voz.
Por isso, acreditamos que o processo eleitoral para esta entidade deve abranger o maior número possível de estudantes desta faculdade.
Na última terça feira, dia 31/10/2018, tivemos uma assembleia em que foi deflagrado o processo eleitoral para a entidade. A assembleia tinha menos de 20 estudantes e foi convocada com menos de 7 dias de antecedência. Em tempos onde temos mais de 300 alunos em assembléias antifascistas na Letras, é estranho ter uma Assembleia Estudantil tão esvaziada. A maioria dos estudantes ou não está sabendo do processo, ou pior, não vê relação entre esta eleição e a luta antifascista.
Ao fim, numa votação polarizada (9 votos a 7) foi aprovado um processo ineditamente tão curto e sem tempo real de campanha. As inscrições de chapas se encerram dia 6/11 e a eleição já e dia 12! Nós reconhecemos esse processo eleitoral, mas acreditamos que ele não foi conduzido da melhor maneira e rompe com a cultura política do debate na faculdade. Um calendário eleitoral apertado, em final de período, não permite uma boa campanha e nem tempo necessário para o envolvimento da comunidade acadêmica nesse processo.
Defendemos um processo que tenha um tempo real de campanha, em que os estudantes saibam do processo eleitoral e tenham tempo para se organizar ou se preparar para apoiar qualquer chapa que sejam de sua escolha. Que haja tempo para as chapas debaterem a melhor tática, inclusive, para possíveis processos de unidade. Em tempos como o que estamos vivendo, acreditamos ser de extrema importância as nossas entidades representativas organizadas, de modo a combater quaisquer que sejam os obstáculos ou ameaças. Por isso, entendemos como necessário um novo calendário eleitoral.
Mas para que isso aconteça, precisamos ter uma Assembleia mobilizada e convocada democraticamente, para determinar um novo calendário e organizar os estudante da letras diante da conjuntura. Isso é compatível com a realidade e tempo dos estudantes da nossa faculdade. E, para a assembleia ser puxada e legitimada precisamos de um quórum mínimo de estudantes que apoiem tal demanda.
Sendo assim, viemos por meio deste, solicitar uma nova Assembleia dos estudantes da nossa faculdade a ser realizada no dia 13/11/2018 com as pautas de eleições do CALET e conjuntura/mobilizações na letras.