Dinheiro dos Terceiros Anos IFC - Blumenau

Destinatário: IFC - Blumenau

Boa Tarde!

Nós da comissão da festa e da viagem de formatura viemos por meio deste apresentar aos senhores pais algumas situações referentes às arrecadações de verba para o auxílio no pagamento dos eventos de final de curso.

FESTA JULINA 2016/2017: foi prometido pela coordenação do Instituto que ganharíamos 15% do lucro referente a festa de 2016 e 30% referente a festa de 2017. Esse dinheiro seria repassado ao final do terceiro ano. Tendo em vista que estamos no final do nosso terceiro ano letivo, fomos atrás desse dinheiro. A resposta nos dada foi que o valor seria baixo, que a APS não teria o dinheiro em caixa para nos pagar e só seria repassado perto da formatura, ou seja, em dezembro. Vale ressaltar que a coordenação não encontrou os registros sobre o valor do lucro das festas e que o recebimento do mesmo em dezembro não seria válido, já que precisamos acertar tudo antecipadamente.

FESTA JULINA 2018: neste ano o combinado feito com as turmas foi diferente: o lucro da festa julina seria dos terceiros anos. Foram realizadas diversas reuniões para a organização da festa, onde nós alunos não concordamos com certas condutas e propomos manter a festa como vinha acontecendo nos outros anos. A resposta recebida por parte da coordenação foi que estávamos errados e apostando no fracasso. Nos esforçamos para organizar a festa do mesmo modo, mas como previsto houve um prejuízo de R$ 300,00 que foi pago pela APS. Assim, o caixa deles ficou zerado.

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO: com o objetivo de fazer os alunos colocarem em prática o que foi visto em sala de aula, o professor de empreendedorismo fez a proposta de montarmos empresas que funcionariam durante um dia. Todos os alunos, em grupos, se esforçaram para fazer seu negócio funcionar da melhor maneira possível, já que o lucro seria para auxiliar no pagamento da festa e viagem. O dinheiro das arrecadações, por escolha do professor, ficou com a APS, que quer ficar com 10% do valor de cada arrecadação. Os motivos são diversos, porém sem fundamento. Primeiro foi nos falado que seria por uso da infraestrutura da escola, o que seria errado pois já pagamos imposto para utilizar a mesma. Depois nos falaram sobre manutenção da conta, porém é necessário R$1.000 para isso? Por fim, foi nos dito que seria para preencher o caixa da APS que ficou zerado depois da festa julina por escolha deles.

Achamos injusto esse pagamento, visto que a coordenação foi avisada que o horário/organização da festa não contribuíriam para o seu sucesso. Foi comentado com o professor que um valor justo seria de no máximo 5%, por conta do papel social.