Para Frente João XXIII 🇧🇷

Destinatário: Pais e Responsaveis por alunos do João XXIII

Carta de Apoio à Direção Pedagógica do Colégio João XXIII
Os pais e os representantes de alunos do Colégio João XXIII, abaixo-assinados, desejmanifestar seu apoio incondicional à conduta e à postura adotadas pela Direção Pedagógica da Escola.

Num ano extremamente delicado e até, por vezes, quase bélico, quando os ânimos de dois pólos diversos se acirraram, a Direção Pedagógica se manteve isenta, eficaz e acolhedora no trato com pais/responsáveis, alunos e professores.

Recentemente, em episódio com um específico professor desta Instituição, entendemos ter a Direção Pedagógica da Escola agido de forma correta quando, tendo constatado não ter o professor ministrado a aula devida, infringindo item 11 do art. 106 do Regimento Institucional do Colégio João XXIII, aplicou-lhe a pena de advertência verbal prevista no art. 111 do mesmo diploma legal.

Desejamos ainda expor nossa preocupação com as eventuais manifestações de caráter político-ideológico em sala de aula pelos professores. Nosso consenso é, nestes casos, pela aplicação do art. 107 do Regimento anteriormente citado, visto se tratar de alicerce norteador das condutas dos colaboradores desta comunidade escolar.
O artigo 107, do mencionado Estatuto, dispõe:
“É vedado aos professores a divulgação de doutrinas contrárias à filosofia do Instituto, bem como exercer militância político-partidária.”.

Registre-se que o pluralismo de idéias, tão caro ao nosso João, acertadamente figurando no art. 206, inciso III, da Constituição Federal, não implica militância político-partidária em sala de aula. Ao contrário, afasta-a, porque aquela militância, seja ela qual for, configura o desrespeito às opiniões divergentes. Ao professor cabe o papel de mediador!

Por fim, desejamos reiterar nosso total e irrestrito apoio à Direção Pedagógica, pois nossa intenção é a de manter o nosso João como ele sempre foi: um colégio onde a pluralidade de opiniões se destaca, mas onde, principalmente, reinam o respeito e a tolerância.

Todos desejamos um país e um mundo melhor para nossas crianças e isto passa por uma educação livre, porém responsável, que disponibilize aos nossos filhos ferramentas para a construção de uma opinião própria.

Exatamente por tudo isto, escolhemos o João XXIII.

Porto Alegre, 13 de novembro de 2018.