"SOMOS TODOS UCDB"

Destinatário: UCDB e Missão Salesiana

MANIFESTO PÚBLICO SOBRE AS DECISÕES DE FIM DO INCENTIVO AO ESPORTE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB
“SOMOS TODOS UCDB”

Por meio deste manifesto público nós amantes do esporte de Mato Grosso do Sul (MS) nos solidarizamos com atletas, professores e demais profissionais que receberam a triste notícia do término do apoio da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB a algumas modalidades esportivas. Ao mesmo tempo a sociedade esportiva sul-mato-grossense pede humildemente que a UCDB repense suas decisões, pois o apoio que a instituição presta ao esporte e especificamente a essas modalidades findadas é de extrema importância para o desenvolvimento esportivo do estado, vocês são um dos grandes pilares do nosso esporte! Também fazemos um pedido para que autoridades, fundações públicas, federações e confederações apoiem esse manifesto, pois é sintomático esse acontecimento, que muito diz sobre o futuro do esportivo do MS, tanto no âmbito universitário como no geral.

“SOMOS TODOS UCDB”...
...no dia 27 de novembro de 2018 a comunidade esportiva de Mato Grosso do Sul se viu abalada com uma triste notícia: o fim de algumas modalidades da UCDB. Por “fim” entende-se a divulgação de que equipes de futsal, basquete, handebol e outras modalidades individuais já não contam mais com seus treinadores e que os atletas bolsistas estão passando por período de grande incerteza em relação ao seu futuro como esportistas e acadêmicos. Hoje não apenas os atletas e técnicos da entidade se preocupam com esse fato. Todos nós, amantes do esporte, atletas, adversários dentro das quadras e arenas esportivas, amigos, familiares, acadêmicos, jornalistas estamos tristes e nos solidarizamos com esse manifesto.

O ESPORTE NA UCDB

É difícil mensurar a importância da UCDB dentro do esporte de Mato Grosso do Sul, pois, além da extraordinária função social que ela se dignifica a contribuir através das bolsas de estudo, muitos atletas e professores que não tiveram oportunidade de seguir carreira em grandes clubes profissionais enxergaram na UCDB a chance de fazerem da sua paixão, o esporte, seu trabalho e um meio de progressão social.
Quem não conhece um atleta que se não fosse uma bolsa de estudos na UCDB dificilmente teria oportunidade de cursar o ensino superior? São inúmeros casos!
Além disso, a UCDB é a instituição que fomenta a competitividade em todas as modalidades esportivas no estado. Equipes e atletas se preparam muitas vezes com parâmetros nas equipes da instituição. Enfrentar seus atletas é grande fonte motivadora para os adversários que sempre confrontam a UCDB com muita admiração e respeito. Afinal, muitos de nós já sonharam ou sonham em serem atletas UCDB! Ganhar uma partida ou uma competição contra vocês...ah é motivo de muita alegria e orgulho! Os resultados de suas equipes demonstram a seriedade do trabalho e o retorno do investimento.

O FUTSAL MASCULINO E FEMININO

O futsal masculino há muitos anos é uma das equipes mais vitoriosas do estado. No mês de Outubro de 2018 a equipe obteve uma das maiores conquistas que o estado já teve na modalidade sagrando-se CAMPEÃO BRASILEIRO na TAÇA BRASIL DE CLUBES colocando o estado na elite do futsal nacional em 2019. Além dessa conquista a equipe também é a atual campeã dos JOGOS ABERTOS DE CAMPO GRANDE-MS. É uma das maiores vencedoras da COPA MORENA DE FUTSAL maior competição do estado, além de ter conquistado em 2016 o título do CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTSAL. Nesta semana conturbada por essas noticias a equipe luta dentro de quadra de maneira muito honrosa nas finais do ESTADUAL DE FUTSAL. Mesmo sem saber sobre seus destinos na instituição, treinador e atletas defendem as cores da UCDB na primeira semana de Dezembro de 2018, para quem sabe em 2019, poder disputar entre os melhores do país na TAÇA BRASIL DE CLUBES 1° DIVISÃO.
Esse foi um dos fatos que mais chocaram a comunidade esportiva do estado. Uma equipe que há poucos dias conquistou um dos maiores títulos do estado dentro do futsal, prestes a defender sua vaga na elite do futsal brasileiro em 2019 no estadual de futsal recebeu a noticia de seu fim, principalmente com a demissão de seu treinador que há tempos forma atletas e cidadãos de maneira tão exemplar.
*O futsal masculino foi uma das modalidades que teve seu treinador demitido e recebeu noticias que essa modalidade já não conta mais com o apoio da UCDB.

EQUIPE DE FUTSAL MASCULINO DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.
“SOMOS TODOS UCDB”!!!!

O futsal feminino há tempos é a equipe a ser batida dentro do estado e está dentre as maiores equipes da modalidade no país. No seu rol de títulos encontram-se incontáveis títulos de JOGOS ABERTOS DE CAMPO GRANDE-MS, JOGOS ABERTOS DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPEONATOS ESTADUAIS DE FUTSAL, além de competir no mesmo nível contra equipes nacionais dentro do âmbito universitário e profissional. Atletas do futsal feminino em diversas ocasiões já foram convocadas para defender a seleção brasileira, que em 2016 sagrou-se CAMPEÃ MUNDIAL. Sim! Uma atleta da UCDB carregou o nome da instituição e ajudou a seleção brasileira universitária a conquistar um título mundial! O time figura entre as melhores equipes do país. Uma conquista recente e de grande expressão nacional foi o VICE CAMPEONATO nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS de 2016, certame disputado entre as maiores equipes da modalidade no Brasil.
Apesar de ainda não estarem entre as equipes que foram anunciadas seu fim, o período de incerteza gera desconforto para essas atletas, que por empatia se colocam no lugar dos atletas e treinadores que estão perdendo seus postos.

EQUIPE DE FUTSAL FEMININO DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.

O BASQUETE MASCULINO E FEMININO

O basquete feminino desde a década de 90 faz parte do rol de modalidades oferecidas pela UCDB e é uma equipe muito vitoriosa e revelou talentos esportivos na modalidade em âmbito estadual e nacional, inclusive com atletas convocados para seleção brasileira e contratados para compor elencos de times profissionais.
Ademais, no cenário Universitário, o basquete feminino possui um grande histórico, sempre em nível bastante competitivo, figurando entre as 4 melhores equipes do Brasil já tendo conquistado o VICE CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO.
Já no cenário estadual, a equipe mantém sua invencibilidade, mesmo tendo ano a ano renovado seu elenco, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido na modalidade. Entre os títulos conquistados podemos citar inúmeros Campeonatos Municipais, diversos títulos de Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul e Jogos Abertos de Campo Grande e ainda, o TÍTULO DOS JOGOS ABERTOS BRASILEIROS.
O basquete masculino também é referencia dentro e fora do estado. Além das inúmeras conquistas de JOGOS ABERTOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CAMPEONATOS ESTADUAIS E LIGAS REGIONAIS, em 2018 a modalidade alcançou um dos maiores feitos para o estado sagrando-se VICE CAMPEÃ DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. Em 2017 a equipe foi campeã da LDU (Liga de Desporto Universitário), competição nacional. Na ultima semana, mesmo estando disputando as finais da competição NOVO BASQUETE MS, principal competição estadual da modalidade, recebeu a noticia de que seu técnico fora demitido e que a modalidade estava com os dias contados dentro da UCDB.
Atletas do basquete masculino, sabemos que a situação é muito complicada e que os tempos são obscuros, mas defendam a honra e o nome de cada um de vocês nessas finais, mesmo tendo a incerteza do futuro da modalidade dentro da UCDB, mostrem para a instituição que essas decisões de cortes estão equivocadas!

*Mesmo com tanta representatividade, o basquete feminino e masculino também foram modalidades que tiveram seu técnico demitido e informadas que não teriam mais o apoio da UCDB.

EQUIPES DE BASQUETE MASCULINO E FEMININO DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.

O HANDEBOL MASCULINO E FEMININO

As equipes de Handebol masculino e feminino estão entre as melhores equipes tanto a nível estadual quanto a nível nacional, sempre fazendo grandes exibições frente aos gigantes nacionais da modalidade, mesmo renovando sua equipe a cada ano. A equipe já revelou atletas que jogaram a liga nacional e que se destacam em diferente clubes pelo Brasil. A equipe masculina em 2017 conquistou a fase sul da LDU (Liga do Desporto Universitário) e o VICE CAMPEONATO da fase NACIONAL dessa mesma competição. Nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS as equipes sempre permaneceram entre as 5 melhores do país, isso desde 2013 quando subiu para a primeira divisão da competição. Por várias vezes campeã dos JOGOS ABERTOS DE CAMPO GRANDE E DO CAMPEONATO ESTADUAL ORGANIZADO PELA FHMS (Federação de Handebol do Mato Grosso do Sul). Inclusive os atletas do masculino receberam a noticia do corte da modalidade após conquistarem mais uma vez essa competição que foi disputada na cidade de Jardim-MS entre os dias 23 e 25 de novembro de 2018. Com esse corte da modalidade na UCDB, o handebol que já não é um esporte tão badalado, mesmo sendo o mais praticado nas escolas, perde muito! Em Mato Grosso do Sul a UCDB era a única instituição que apoiava esse esporte tão amado pela criançada e jovens. Nas escolas, tanto do interior quanto na capital as crianças que praticam esse esporte tem como objetivo ir para a instituição, que era uma referencia por apoiar o esporte!

*O handebol masculino e feminino foram modalidades que tiveram seu treinador demitido recebendo a noticias que essa modalidade já não conta mais com o apoio da UCDB

EQUIPES DE HANDEBOL MASCULINO E FEMININO DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.

O VOLEI MASCULINO E FEMININO

O vôlei é uma das modalidades que serve como parâmetro do que vem acontecendo com a política de apoio ao esporte dentro da UCDB. Em 2017 a equipe de vôlei masculino foi cortada com o discurso de que haveria adequações e restruturações, mas que seus atletas teriam suas bolsas mantidas. Contudo até o presente momento a equipe não retornou às atividades e seus atletas contaram com apenas mais 1 semestre de estudo gratuito na instituição ficando desamparados e sem apoio após o termino desse período.
Assim como as outras modalidades o vôlei da UCDB sempre se destacou em certames estaduais e nacionais. Campeão por inúmeras vezes dos JOGOS ESTADUAIS e JOGOS UNIVERSITÁRIOS de Mato Grosso do Sul, representando o estado e levando o nome da UCDB pelos quatro cantos do país.

EQUIPES DE VOLEI MASCULINO (já extinto) E FEMININO DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.

MODALIDADES INDIVIDUAIS

Não obstante as modalidades individuais da UCDB também são referencias dentro e fora do estado. Nos últimos anos algumas conquistas relevantes podem ser lembradas: na natação 4° lugar 200 peito JUBS 2017, 2° lugar 100 costas e 200 nado livre JUBS 2018, e campeão geral dos JOGOS ABERTOS DE MS EM 2017 e VICE campeão em 2018; o judô, também coleciona conquistas ao longo dos anos participando e levando o nome da instituição em competições estaduais e nacionais.
É difícil aqui nesse documento relatar todas as conquistas individuais, porém certamente os atletas de cada modalidade estão passando por momento de incerteza muito grande e merecem nosso apoio.

EQUIPES DAS MODALIDADES INDIVIDUAIS DA UCDB, ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS.
“SOMOS TODOS UCDB”!!!!

Igualmente fica aqui nossa solidariedade em forma de pedido para a Universidade Católica Dom Bosco que mantenham os técnicos comandando e treinando suas modalidades. O trabalho desses profissionais, além de retribuir e defender com muita honra o nome da UCDB, muito fez e faz diferença para nossa sociedade, formando cidadãos que depois dos times têm futuros promissores pela frente.

Professor Paulo Sérgio (Futsal Masculino)
Professor Ronaldo (Basquete)
Professor Laurênio (Handebol)
Professor Genilson (Vôlei)
Professor Luís Fernando (“nando”)
Professor Luiz Magalhães (coordenador de esportes)
e demais professores das modalidades individuais.
ESTAMOS TORCENDO E ORANDO POR VOCÊS!

NOSSA MANIFESTAÇÃO

É evidente que as equipes da UCDB são enormemente vitoriosas. Mas além das vitórias dessas equipes temos que entender sua importância como uma das maiores instituições esportiva do estado e do país, não apenas em âmbito universitário, mas também em competições gerais. Quando uma organização como a UCDB anuncia decisões dessa natureza todos nós amantes e torcedores do esporte sul-mato-grossense PERDEMOS!
O anúncio do fim de alguns esportes, bem como demissões de seus treinadores é um SINTOMA ALARMANTE PARA A COMUNIDADE ESPORTIVA DO MS, pois se um dos seus pilares está se desestruturando o futuro certamente não pode ser dos melhores.
Entendemos que nas conjunturas atuais, decisões financeiras e administrativas são tomadas no sentido de reduzir alguns custos em grandes empresas. Não julgamos o objetivo dessas decisões, e imaginamos as dificuldades para manter sua estrutura esportiva que por vezes se torna uma luta solitária, porém viemos por meio deste manifesto pedir humildemente que a UCDB não deixe o esporte de lado. O esporte, tão importante dentro da nossa sociedade, principalmente em momentos de crise, deve ser alimentado e não sufocado, não pode estar na mira de tais cortes.
O esporte é a passagem para que muitos jovens alcancem a universidade, é a escolha que muitos profissionais fizeram para trabalhar com paixão e com o que amam, na maioria das vezes sacrificando muito mais do que era necessário..

...O ESPORTE É UM CAMINHO PARA QUE PESSOAS ENCONTREM A FELICIDADE, O AMOR, E SE APROXIMEM DE DEUS!

A COMUNIDADE ESPORTIVA DE MATO GROSSO DO SUL PEDE HUMILDEMENTE QUE A UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB REVEJA SUAS DECISÕES E MANTENHA COM TODA FORÇA E PERSEVERANÇA SUAS MODALIDADES ESPORTIVAS.

ESPECIFICAMENTE NOS MANIFESTAMOS A FAVOR:

• DA MANUTENÇÃO DOS TÉCNICOS QUE SERIAM OU SERÃO DEMITIDOS;

• DA MANUTENÇÃO DOS ATLETAS BOLSISTAS PARA QUE SEUS SONHOS CONTINUEM, SEMPRE CARREGANDO O NOME DA UCDB NO PEITO DA CAMISA;

• E MANUTENÇÃO DO SETOR E SECRETARIA DE ESPORTES.

Este manifesto se transformará em abaixo assinado através da internet para que todos os amantes do esporte de Mato Grosso do Sul e do país se manifestem a respeito desse assunto através do mesmo.
O abaixo assinado contendo esse manifesto está disponível em:

Muito obrigado e que Deus nos abençoe!

Idealizador deste manifesto público:
Leandro Chida Barbosa, residente em Campo Grande-MS, Mestre em Administração e AMANTE DO ESPORTE.

Com apoio de vários atletas, ex-atletas, jornalistas, e amigos da comunidade esportiva de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande-MS, 30 de Novembro de 2018.