Abaixo-assinado em favor da fomentação de pesquisas relacionadas ao tratamento e cura de Escotoma Mosca Volante

Destinatário: SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), Centros Oftalmológicos das Universidades Estaduais e Federais Brasileiras

Este abaixo-assinado tem como objetivo exigir que entidades ligadas à pesquisa oftalmológica dediquem parte de suas atividades à pesquisas relacionadas à cura e ao tratamento da doença Escotoma Mosca Volante. Ela atinge um grande número de pessoas, que são obrigados a aceitar a irresponsável apatia da classe oftalmológica. Os portadores de Escotoma sofrem com o menosprezo dado à doença, que é vista como algo de pouca importância, devido ao fato de não afetar a condição física do olho de modo "radical". Porém, saúde dos olhos não é sinônimo de qualidade de visão. Não obstante os exames clínicos que comprovam a "normalidade" da condição do órgãos da visão, as pessoas com Escotoma convivem com manchas escuras que se tornam extremamente visíveis em ambientes iluminados (e, em alguns casos, como o meu, até em ambientes escuros), dificultando inúmeras atividades, como leitura, trabalhos manuais, condução de veículos, etc. Muitas pessoas, em comunidades do orkut, dão o testemunho de suas condições: deixados de lado pela comunidade científica, que não busca soluções, não identifica causas, não cria tratamentos e não divulga métodos preventivos, muitas delas fazem uso de anti-depressivos e consideram soluções radicais, como a Vitrectomia "pars plana", que expõe o doente a incontáveis sequelas, como possível descolamento de retina, desenvolvimento de catarata, glaucoma, etc. Sendo assim, pedimos, através deste documento, que se dê a devida atenção à doença Escotoma Mosca Volante. Pedimos que as entidades ligadas à oftalmologia estabeleçam pesquisas para que a população afetada pela doença tenha qualidade de vida, podendo desenvolver suas atividades sem os impedimentos e transtornos que o Escotoma Mosca Volante traz à visão.