Repúdio à nova "identidade visual" do Clube Atlético Paranaense

Destinatário: Torcedores do Clube Atlético Paranaense

Repúdio à nova "identidade visual" do Clube Atlético Paranaense apresentada no dia 11/12/2018, pelos seguintes motivos:

*Ausência de consulta à torcida: o maior patrimônio de um clube de futebol é a sua torcida e esta é a maior afetada por mudanças bruscas. Diante disso, para mudanças abruptas na identidade visual do clube deve-se consultar a torcida.

*Vício de consentimento: Diante do fato de que as mudanças foram aprovadas "às escuras", a anuência dos conselheiros demonstra vício de consentimento, sendo ato inválido.

*Camisa - Perda da identidade visual histórica do clube: A camisa do clube sempre foi rubro-negra listrada. As listras começaram na horizontal, depois passaram a ser verticais, mas o fato é que a camisa sempre foi listrada por inteiro. A nova camisa não é listrada por inteiro, apenas apresenta quatro listras diagonais na região da barriga, descaracterizando o visual histórico da camisa rubro-negra.

*Escudo que não conserva a essência: As mudanças do escudo ao longo da história do clube foram gradativas, sempre conservando aspectos do escudo antecessor, observando certo padrão. O novo "escudo" quebra a essência, descaracterizando por completo a identidade que se criou ao longo de 94 anos de história.

*Mascotes: a "família furacão", incluindo o pet "fura-cão", é um desrespeito a história do clube, não existindo qualquer tipo de nexo ou significado, sendo desenhos caricatos e infantis.

Diante do exposto assinamos a presente petição de repúdio, requerendo o imediato retorno da identidade visual do clube anterior às mudanças apresentadas no dia 11/12/2018, sendo que uma possível mudança deve ser levada à apreciação da torcida.