Pela liberação da quadra da União da Ilha do Governador

Destinatário: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Nós, moradores da Ilha do Governador e torcedores do G.R.E.S. União da Ilha do Governador pedimos uma compreensão a respeito da situação da escola, que teve sua quadra recentemente interditada. Sabemos da necessidade de obras para reduzir o incômodo para a vizinhança, mas ao mesmo tempo, afirmamos que a quadra é o principal local de divertimento e disseminação de cultura popular de que a Ilha do Governador dispõe.

A maioria absoluta dos eventos da escola ocorrem nas noites de sábado, em períodos definidos do ano, largamente divulgados e de conhecimento público. Durante a semana, o local praticamente não oferece programação noturna. Instalada desde 1982 na Estrada do Galeão, 322, a quadra da União da Ilha é um dos principais pontos onde a cultura do samba, tão cara e peculiar ao carioca, é preservada e disseminada para todo o mundo.

Evidentemente, que o barulho dos eventos pode vir a incomodar algum vizinho. Mas temos de considerar dois aspectos. O primeiro de todos, é que a quadra é uma das primeiras edificações da região e foi lá construída justamente para evitar transtorno. Porém, com o progresso, uma ampla área residencial se instalou no entorno. Os novos moradores já chegaram a suas moradias sabendo que seriam vizinhos de uma escola de samba - o que tira muito da força de seus argumentos, já que a quadra não se instalou no local de uma hora para outra.

Além disso, foi pedido, a pouco mais de um ano, um estudo de acústica para a diretoria da escola. O mesmo foi feito, porém, por falta de condições financeiras, já que a escola estava no Grupo de Acesso, as obras ainda não puderam ser levadas a cabo. Pedimos um pouco de paciência, já que agora a escola terá condições de adaptar sua quadra às exigências ambientais, sem que haja prejuízo em sua programação e preparação para o carnaval vindouro.

Na esperança de uma resolução consensual para o caso, nos subscrevemos abaixo: