Repúdio à política de contratações da diretoria do Botafogo F.R.

Destinatário: André Silva

A julgar pela política de contratações aplicadas por sua diretoria, o Botafogo pode ser considerado um time pequeno. Apenas um pouco maior do que times como Cabofriense, Americano e Boavista.

Desde o início da temporada, o clube tem recrutado para o seu plantel jogadores de pouca expressão, currículo pobre e que têm demonstrado pouca efetividade no alcance do que é o maior objetivo de um time de futebol profissional: Títulos.

Para que não se faça injustiça à equipe: Talvez boa parte do elenco atuasse melhor se o time tivesse algumas peças de referência, seja no ataque, meio ou defesa. O jogador Lúcio Flávio, por exemplo, demonstrou que não pode ser essa peça. Seu rendimento caiu bastante quando ele foi alçado à posição, na temporada passada. O Juninho é uma referênca pela sua liderança e identifcação com o time, mas precisa ser mais regular tecnicamente.

É triste para o torcedor do B.F.R. ver o plantel crescendo em quantidade mas estagnado em qualidade. É triste ver empresas tidas como parceiras lançando a temporada do clube ao ar por qualquer trocado. É triste ver um tão propagandeado fundo de investimento do clube inoperante, não conseguindo segurar um jogador que se destaque aqui e não conseguindo trazer para cá ninguém fora do perfil de aposta que ninguém sabe no que vai dar.

Aposta se faz quando já se tem um time-base eficiente, eficaz e efetivo. O Botafogo não tem isso.

Mas irritante mesmo é ter de ouvir alguém brigando com os fatos, com a tabela do Campeonato Brasileiro, com o desempenho no máximo medíocre no campo. É extremamente aborrecido ver um técnico elogiando o time, um dirigente elogiando o técnico e o time, todos tecendo loas ao "projeto" enquanto o time afunda.

Não se pretende criticar a política de administração financeira responsável. Mas é inadmissível que tal política funcione como âncora para o desempenho do time. O futebol, afinal, é ou não a atividade-fim do time? Se o time está deixando a desejar em campo por conta de uma política da direção, a coisa perde todo o sentido.

O presente documento pretende demonstrar a insatisfação de parte da torcida com a política de contratação covarde, que estrangula a capacidade do Botafogo se reforçar com alguns poucos jogadores com o perfil de referência, com o perfil de ídolo e investe em jogadores-aposta para perdê-los ao menor sinal de valorização, ou ter de dispensá-los pelo baixo desempenho - depois de ter pago meses e meses de salário a troco de nada.

Que seja o Palermo, o Damian Díaz ou qualquer outro com um perfil que empolgue a torcida. O fato é que "Queremos jogador!".