ABAIXO ASSINADO CONTRA QUEIMADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR

Destinatário: Aos órgãos fiscalizadores competentes

Durante as queimadas da palha de cana são emitidos à atmosfera gases primários, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, metanos e hidrocarbonetos, que, uma vez liberados pela queima, combinam-se sob a ação dos raios solares, produzindo ozônio, cujo aumento de concentração é nocivo à saúde das plantas e animais, atingindo evidentemente, a qualidade de vida da população humana fixada na extensa região afetada pelas queimadas.

Além dos gases, a emissão de partículas visíveis, conhecidas como “carvãozinho”, é significativa, causado uma série de incômodos à população e contribuindo para a piora da qualidade do ar.

A queima da palha de cana é realizada entre maio e setembro, sobrepondo o período de estiagem e aumentando a quantidade de particulados, com piora das condições atmosféricas. Cria também situação favorável para o agravamento de doenças respiratórias, principalmente entre crianças e idosos, conforme monografia de doutorado do Prof. Dr. José Eduardo Cançado, defendida na Escola Paulista de Medicina, como um problema de saúde pública.

A fuligem oriunda da queimada atinge a região urbana, impregnando as coberturas, pisos, quintais e até mesmo as roupas estendidas nos varais, que acabam sendo lavadas inúmeras vezes, aumentando o consumo e o desperdício da água tratada em uma época que clama pelo uso racional e pela economia deste precioso líquido indispensável à vida em nosso planeta.

Portanto, os cidadãos abaixo assinados solicitam aos órgãos fiscalizadores competentes que determinem a extinção da prática de queimada da palha da cana-de-açúcar como método facilitador da colheita, vez que estudos científicos revelam perigos da ação para a saúde pública e ao meio ambiente. Requerem ainda que sejam reconhecidas e aplicadas as Leis Municipais que proibem esta prática, a exemplo da Lei 4504/07 em vigor no Município de Americana.