Contra a realização da Festa do Peão de Taquaritinga

Destinatário: Prefeitura de Taquaritinga

´Nós, abaixo-assinados, indignados com os abusos e crueldades com os animais, que acontecem anualmente nesta "festividade", estamos solicitando às autoridades competentes que façam cumprir os parâmetros de proteção legal assegurados no Brasil aos animais, e impeçam a realização de quaisquer outros eventos desta natureza, em que bois, touros, bezerros, cavalos são torturados e expostos a sofrimentos e abusos incalculáveis, dignos de causar repulsa a qualquer indivíduo que tenha notícia de tamanha crueldade.
A "tradição" regional de um local não assegura a ele o direito de tortura aos animais. "Tortura não é cultura": é crime"!
E, chocados com tamanhas demonstrações de crueldade, cometidas a título de "entretenimento" ou "tradição regional", pedimos o fim sumário deste evento, cujo único verdadeiro "benefício" tem sido a geração de dinheiro aos seus patrocinadores.
Comumente vemos como embasamento à defesa dos rodeios o fato desses eventos promoverem geração de empregos e de renda, porém tais argumentos são rebatíveis. As festas de rodeio envolvem diversas atividades, além das práticas que se utilizam de animais, tais como shows, feiras, parques de diversões, casas noturnas, bares e etc., e já é comprovado que a enorme maioria dos frequentadores destes eventos lá estão por conta de toda essa agitação, e não com o cunho de assistirem às provas envolvendo os animais. Assim, o pretendido lucro não ocorre por conta dos animais, e caso fossem realizados esses eventos, sem as famigeradas provas, haveria as mesmas conseqüências econômicas, porém sem realizar os maus-tratos aos animais sob a pseudo-ideologia de geração de renda e de empregos. “Não se pode aceitar a tortura de animais com base na supremacia do poder econômico, nos costumes desvirtuados ou no argumento falacioso de que sua prática se justifica em prol do divertimento público, sob pena de se adotar a máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios”.

A exploração econômica da dor, sobre o lombo de animais sencientes, não pode ser concebida como esporte ou cultura. Constitui sim, crueldade. Não é concebível um esporte às custas do flagelo de animais. A sociedade em nada ganha promovendo a exploração e crueldade animal através de espetáculos que banalizam a vida. Aliás, só tem a perder. Além de ser imoral, rodeio é ilegal, pois fere a Constituição. Como bem observou o grande advogado criminalista, José Henrique Pierangeli, em parecer publicado pela Revista dos Tribunais (julho de 1999, n°765), “a constatação de que a proteção aos animais, como seres viventes capazes de sofrer, faz parte da educação civil, devendo ser evitados exemplos de crueldade que levam o homem à dureza e à insensibilidade pela dor alheia".