Abaixo-Assinado (#4489):

ABAIXO-ASSINADO EM FAVOR DA CONTINUIDADE DA EXIBIÇÃO DO PROGRAMA QUIPROQUÓ

Destinatário: EM APOIO AO QUIPROQUÓ

Caros amigos,
O programa “Quiproquó” não foi veiculado esta semana e pode, definitivamente, sair do ar. Nesse momento, o apoio da imprensa, do público e do setor de artes cênicas é fundamental para a continuidade do programa.

Além da assinatura deste abaixo-assinado a favor da continuidade do Quiproquó, as manifestações de apoio podem ser enviadas para quiproquó.dubem@gmail.com com cópia para atendimento@redeminas.mg.gov.br.
Se for possível, assine e peça a outros amigos para assinarem.

Seguem, abaixo, outras informações.
Obrigado pela atenção,
Equipe Qüiproquó - Instituto duBem Comunicação e Cultura

O QUIPROQUÓ, ÚNICO PROGRAMA JORNALÍSTICO ESPECIALIZADO EM ARTES CÊNICAS DA TELEVISÃO BRASILEIRA PODE SAIR DO AR

Continuidade da veiculação do Quiproquó depende do apoio do público

O Quiproquó, primeiro programa jornalístico especializado em artes cênicas da televisão brasileira não foi veiculado neste sábado, 13 de junho. O cancelamento da exibição foi comunicado quarta-feira, 10 de junho, ao instituto "duBem Comunicação e Cultura", responsável pelo programa, quando o Quiproquó estava na fita, pronto para ser exibido.

Neste momento, o apoio do público é fundamental para a continuidade do Quiproquó frente às dificuldades enfrentadas pelo programa. Compete à imprensa, ao setor de artes cênicas e aos telespectadores manifestarem-se sobre a importância do Quiproquó, se tem valor, se é do interesse público, se é importante ou não a continuidade dessa iniciativa.

Depoimentos à imprensa, cartas, telefonemas e e-mails de apoio ao Quiproquó são essenciais para que a emissora de televisão e patrocinadores em potencial dêem um sinal positivo, de parceria com o programa, e investimento no prosseguimento do Quiproquó.

CORTE DO QUIPROQUÓ PREJUDICA COBERTURA DE EVENTOS DAS ARTES CÊNICAS

O corte do programa ocorre em um período de intensa atividade das artes cênicas em Minas Gerais. Desta forma, o Quiproquó não poderá realizar nem exibir reportagens e entrevistas sobre o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (05 a 14 de junho); 2ª Mostra e Olimpíada de Artes Circenses (10 a 14 de junho); o Festival Mundial de Circo (19 a 28 de junho); o MIP - Mostra Internacional de Performance (20 de julho a 9 de agosto); a Temporada de Ópera 2009 da Fundação Clóvis Salgado; o FID - Fórum Internacional de Dança; e o ECUM – Encontro Mundial de Artes Cênicas, prejudicando a cobertura desses eventos.

O programa que não foi ao ar exibiria reportagens sobre o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Belo Horizonte; entrevista sobre a Tragédia Grega com Jeane Doucas; a íntegra da videoperformance "Stripteen", do Grupo as Black; entrevista com Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, sobre o espetáculo "Mercadorias e Futuro"; a programação de espetáculos do Festival Mundial de Circo e do Filo (Festival de Londrina), entre várias outras informações.

QUIPROQUÓ RECEBE O PRÊMIO “MÍDIA LIVRE”, DO MINISTÉRIO DA CULTURA

A qualidade do conteúdo e da estética rendeu ao Quiproquó o prêmio "Mídia Livre", do Ministério da Cultura. Um reconhecimento à importância da iniciativa e da relevância de se ter, veiculado ao público, conteúdo independente da opinião e dos interesses empresarias e governamentais.

Concorreram ao prêmio 400 iniciativas de todo o Brasil. A lista dos premiados foi divulgada em maio desse ano. Entre os vencedores estão iniciativas cuja importância é conhecida em todo o País, como o “TV Contadores de Mentira” da APAC – Associação Paulista de Artes Cênicas, “Viva Favela” do Viva Rio, “Revista Taturana” da Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina e “Mostra Caixola de Projeções Audiofotográficas” da Unicultura - Universidade Livre da Cultura do Rio Grande do Sul.

QUIPROQUÓ TEM O APOIO DO SETOR DE ARTES CÊNICAS

Desde a primeira exibição do Quiproquó, em abril de 2006, o programa busca a aproximação com o setor de artes cênicas, de modo a gerar um conteúdo diferenciado, com um olhar especializado. Por essa razão, possui como parceiros institucionais organizações que são referência nessa área artística, como o ECUM (Encontro Mundial de Artes Cênicas), a Fundação Clóvis Salgado, o Galpão Cine Horto e o FID (Fórum Internacional de Dança).

O setor de artes cênicas, seguidamente, vem manifestando seu apoio ao Quiproquó e ressaltando a importância do programa. Os programas de aniversário do Quiproquó são fontes desse registro.

Carla Lobo, diretora do FID (Fórum Internacional de Dança) ressaltou, na edição comemorativa dos três anos do Qüiproquó, a importância do programa: “o Quiproquó veio justamente preencher uma lacuna que tinha na nossa televisão que é trazer a produção cultural, a produção de artes cênicas de uma forma mais profunda”. Carla também abordou a relevância do programa para o FID: “A parceria do programa com o FID, que já tem 3 anos, é fundamental para o crescimento do evento”, afirma.

O ator Rodolfo Vaz, do Grupo Galpão, também deu seu depoimento no programa de aniversário: “Eu acho o Quiproquó uma iniciativa maravilhosa, acho que cobre uma lacuna importantíssima que é essa lacuna das informações sobre os bastidores. Uma cidade com um celeiro de criação como Belo Horizonte, merece um programa como o Quiproquó que mostra para o público o outro lado da criação”.

O PROGRAMA

Na busca de levar a público as informações sobre artes cênicas de maneira divertida e aprofundada, o programa mantém uma divisão de quadros que aborda, semanalmente, os bastidores da criação artística, a análise de espetáculos e teorias, o resgate de obras e artistas que marcaram a história das artes cênicas, notícias de editais e seleção de elenco para espetáculos, informações sobre o que é destaque em outros estados e países, além de entrevistas sobre a carreira de artistas e grupos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Nesses três anos de atividade, o Instituto duBem tem mantido a realização do programa, de forma que uma edição inédita foi ao ar a cada sábado, inteirando 166 edições exibidas. O programa trouxe entrevistas com importantes nomes das artes cênicas, como Bárbara Heliodora, Paulo Autran, Donato Sartori, André Abujamra, Paulo César Pereio, Paulo José e Alicia Alonso, além de matérias homenageando grandes nomes como Sérgio Britto, Raul Cortez, Plínio Marcos, Tchaikowsky, Mário Lago, Dulcina de Moraes, Mozart, Bertha Rosanova e Nelson Rodrigues.

A preocupação do programa em lançar um olhar diferenciado também se reflete no cenário do Quiproquó. O Cenário foi projetado e construído pelos catadores de material reciclável da ASMARE, utilizando material encontrado no lixo como banners, garrafas pet, papelão, caixotes, etc.

A parceria com a Rede Minas de Televisão é fundamental para gerar esse conteúdo e levá-lo a público. Nesses três anos de existência do Quiproquó, a Rede Minas sempre respeitou a independência do programa, sem jamais tentar impor modificações nem ao seu conteúdo, nem à sua forma.

De fundamental importância para a isenção do programa é o fato do Quiproquó ser produzido pelo Instituto duBem, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, com liberdade para produzir o conteúdo do programa com vistas exclusivas ao interesse público.

SERVIÇO:

As manifestações de apoio, além da assinatura deste abaix-assinado, podem ser enviadas para quiproquo.dubem@gmail.com, com cópia para atendimento@redeminas.gov.br. Mais informações pelo telefone (31) 3222-1711 e 8804-1159.


Ficha Técnica do Quiproquó:

Realização: Instituto duBem Comunicação e Cultura

Direção: Luciana de Paula

Produção executiva: Ivan Cândido

Produção e Redação: Daniela Freitas

Reportagem: Daniela Freitas e Luciana de Paula

Edição: Eduardo Drummond

--
Instituto duBem Comunicação e Cultura
Tel.: 55 31 8804-1159 e 3222-1711
Av. Contorno, 2008 - 2º andar - Floresta BH, MG, Brasil Cep 31.015-030 - quiproquo.dubem@gmail.com

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.