Abaixo-Assinado (#44903):

INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE AR CONDICIONADO NAS SALAS DE AULA DA FACULDADE DAS AMÉRICAS

Destinatário: Coordenadores do Cursos de Engenharia e Reitoria da Faculdade das Américas

São Paulo, 12 de fevereiro de 2019

Prezados Coordenadores dos Cursos de Engenharia e Reitoria da Faculdade das Américas,

Nós, alunos devidamente matriculados nesta instituição de ensino, viemos por meio desde abaixo assinado solicitar a instalação de sistema de ar condicionado nas salas de aula do prédio 5, situado na Rua Bela Cintra, 847, Consolação, São Paulo.

É de geral conhecimento que estamos enfrentando um dos verões mais quentes dos últimos anos e segundo o site Climatempo o mês de janeiro bateu recorde de temperatura: “O calorão de janeiro de 2019 é histórico em São Paulo. A capital paulista pode bater recorde de calor hoje novamente, pelo segundo dia consecutivo. Janeiro de 2019 poderá empatar com janeiro de 2014, que tem a maior média de temperatura máxima em 76 anos de medições do INMET na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.” (FONTE: https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/01/31/sao-paulo-pode-ter-recorde-de-calor-hoje-mais-uma-vez-1721)

De acordo com a reportagem publicada no site da BBC News o aumento nas temperaturas também afeta gravemente nossa saúde: “Em novembro, um relatório publicado pela revista científica britânica The Lancet fez um alerta para as graves consequências das ondas de calor também para a saúde humana. [...]
O dossiê, chamado The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change (Contagem regressiva: Saúde e Mudanças Climáticas, Acompanhando a Evolução), é publicado anualmente desde 2016.[...]
São vários os males provocados ou agravados pelo clima quente. Muitos deles, inclusive, são citados no documento da Lancet, como o estresse por calor (ou estresse térmico).
Como explica Mayara Floss, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), uma das organizações brasileiras que participaram da elaboração do relatório, quando exposto a temperaturas elevadas, o corpo humano sente dificuldade para se adaptar, e aí precisa promover algumas alterações para se defender.
"Nesta situação, o calor produzido dentro do corpo é transferido para a superfície da pele através do sistema circulatório e do contato interno dos tecidos. Ocorre, por exemplo, a dilatação dos vasos para aumentar o fluxo de sangue e a eliminação de suor para equilibrar a temperatura. O corpo também pode perder água e sais minerais e desidratar", relata.” (FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46600456)

De acordo com um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos o rendimento dos alunos cai quando os mesmos são expostos ao calor: “Estudos comprovaram que temperaturas acima dos 30ºC diminuem um terço da nossa capacidade intelectual. E com o suor vão embora substâncias importantes. “Você fica com preguiça”, declara um adolescente” (FONTE: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1501023-10406,00-CALOR+PREJUDICA+RENDIMENTO+DE+ESTUDANTES.html).

Com temperaturas acima de 32°C estamos assistindo aula em salas sem ventiladores ou ar condicionados.

Em razão disso, pedimos aos Senhores o máximo empenho para solucionar esta situação o mais rápido possível.
Como medida emergencial reivindicamos a imediata instalação de ventiladores em todas as salas de aula do referido prédio e posteriormente a instalação de sistema de ar condicionado.

Cordialmente,
Alunos da Faculdade das Américas

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.