Retorno das Linhas Troncais ligando o terminal urbano Sul aos demais terminais da cidade

Destinatário: Exmo. Sr. Prefeito Leonaldo Paranhos

No dia 16 de fevereiro de 2019 iniciou-se o sistema novo de transporte urbano na cidade de Cascavel no Paraná, com a alteração brusca de inúmeros itinerários. Dentre esses, as linhas troncais que ligavam o terminal Sul aos demais terminais da cidade foram extintas e substituídas por um sistema de integração. Contudo, isso trouxe um prejuízo a trabalhadores e estudantes que moram ou exercem suas atividades ao longo da avenida Carlos Gomes, bem como ao longo do caminho que outrora era percorrido por essas linhas.

Primeiro impacto é no tempo de deslocamento entre residências, trabalhos e escolas, com inúmeros registros de atrasos, mesmo com os usuários tentando acessar as linhas novas com mais antecedência que antes. Segundo impacto é no horário de chegada dos alunos nas aulas da Unioeste, única universidade pública da cidade e que congrega cerca de 4000 alunos que faziam uso dessas linhas, tendo acesso dificultado as aulas ou necessitando enfrentar ônibus desumanamente lotados. Terceiro impacto é na lacuna enorme de ruas que ficaram sem nenhuma linha próxima, que antes eram atendidas, expondo usuárias ao perigo no momento que necessitam caminhar várias quadras, muitas vezes no escuro, até chegar a algum ponto. Quarto impacto é o tamanho dos ônibus, com redução de assentos, mostrando-se menores que os anteriores e com o embarque e desembarque dificultados nos terminais pela limitação de uma única porta.

O lema é "Transporte Humanizado e de qualidade", todavia só percebe-se um transporte desumano, com redução de linhas, dificuldade de acesso e descaso com os usuários.

Com esse abaixo-assinado, pedimos a volta das linhas Sul/Oeste e Leste/Sul, que escoava os trabalhadores e estudantes entre esses terminais, dando acesso digno aos seus ambientes de trabalho e estudos. Pois o sistema de integração não é eficiente nesta ligação, já que vários relatos mostraram pessoas usando duas passagens numa linha que deveria ser de integração, mesmo seguindo todas instruções.