Abaixo-Assinado (#45267):

Se as mulheres param, o mundo para

Destinatário: UMAR-Açores Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres

Se as mulheres param, o mundo para!
São muitas as razões para, também nos Açores, aderirmos à Greve Feminista Internacional.
Somos a região do país com maior nível de pobreza e sabemos bem que esta afeta de forma particularmente vincada as mulheres.
Temos menos peso entre o trabalho assalariado, estamos concentradas em setores mais precários e mal pagos. Algumas de nós, quando na reforma, temos pensões mais baixas, muitas vezes devido a uma carreira contributiva muito baixa ou inexistente.
Mesmo quando trabalhamos fora de casa, estamos sobrecarregadas com as tarefas domésticas e com as tarefas do cuidado, em especial, de crianças e dependentes.
Somos a região do país com maiores níveis de gravidez na adolescência. Ainda assim, investe-se pouco na educação sexual, ao mesmo tempo que a responsabilidade recai sobre as jovens adolescentes, muitas vezes marginalizadas.
Algumas de nós, jovens e mulheres lésbicas, receamos assumir a nossa sexualidade em pleno, de sermos chamadas de fufas, de machonas.
O assédio afeta muitas de nós, em especial mulheres jovens. A violência sexual nas relações íntimas juvenis é preocupante.
Somos a grande maioria das vítimas de violência doméstica. Hoje há uma maior visibilidade, mas ainda domina a regra “entre marido e mulher não se meta a colher” e o femicídio ainda é uma terrível realidade.
Rejeitamos a sociedade de consumo que, ao objetificar os nossos corpos, nos transforma em mercadoria.
Sabemos que são cada vez mais os homens a solidarizar-se com a nossa luta, a compreender que esta também é uma causa sua, mas há um longo caminho a percorrer para mudar mentalidades.
Sabemos que é preciso ir além do discurso de circunstância, de marcar posição.
Sabemos que juntas somos mais fortes.
Por isto estamos nas ruas. Aderimos à greve ao consumo, à greve aos cuidados, à greve laboral e à greve estudantil.
Se as mulheres param, o mundo para!
Ponta Delgada, Fevereiro 2019

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.