Roupa Primeira Comunhão

SANTANA DE PARNAÍBA, 15 DE MARÇO DE 2019

Carissima Sta Neusa,
Coordenadora da catequese da Paróquia Bom Pastor

Os nomes assinados abaixo são de membros da comunidade Bom Pastor, pais de catequizandos e residentes em Alphaville e Região, vem respeitosamente à vossa presença solicitar a permissão para a alteração do traje exigido para as crianças na celebração da Primeira Eucaristia, que acontecerá no mês de maio deste ano de 2019 e no ano de 2020.

Recebemos o comunicado que diz para vestirem calça preta, blusa branca, sapatenis ou sapato social preto para os meninos e sapato ou sandália branca para as meninas.
Esse traje nos causou estranheza já que essa exigência não foi feita em anos anteriores. Fizemos uma rápida pesquisa em sites católicos e nenhum deles aponta o uso de calça para meninas e citam que cores claras são a melhor pedida para receber esse importante sacramento.
A Igreja Católica tem um papel bastante relevante na sociedade, defende a diferença entre gêneros e a importância de que cada um, homem e mulher, desempenhe seu papel conforme Deus nos criou. Vesti-los iguais em uma ocasião não nós agradou e não parece fazer sentido.

Usar a cor preta e vestir meninas de calça para essa linda celebração não é uma norma estabelecida pela Diocese de Jundiaí, então, sendo a Senhora a autoridade nessa situação, nos unimos para abrir um diálogo sobre essa nova regra. Gostaríamos de que as meninas possam usar os vestidos na Missa da Primeira Eucaristia conforme os anos anteriores.
Com intuito de iniciar um diálogo cordial nos reunimos nesse abaixo-assinado.