Mudança do prazo de validade da CNH

Destinatário: Sr. Presidente da República – Jair Messias Bolsonaro e do Ministro da Infraestrutura – DR. Tarcísio G. de Freitas

MANIFESTO
A UCTRERJ – União de Clínicas de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro vem trabalhando há 15 anos visando sempre o aprimoramento dos peritos que atuam na avaliação Médica e Psicológica do Estado do Rio de Janeiro.
Somos uma associação participativa em congressos, cursos, simpósios e pesquisas que tem a premissa de aperfeiçoar o trabalho das 384 clínicas credenciadas para realização dos exames no DETRAN-RJ.
É com muita preocupação que recebemos a notícia do pensamento do Sr. Presidente da República – Jair Messias Bolsonaro e do Ministro da Infraestrutura – DR. Tarcísio G. de Freitas sobre a possível mudança do prazo de validade da CNH para 10 anos.
Há quase 2 décadas, temos vivenciado a redução significativa do número de acidentes levando-se em consideração o aumento de veículos que hoje transitam em nossas cidades e rodovias.
E, temos ciência que muito ainda tem que ser feito para colocarmos o índice de acidentes de trânsito numa proporção aceitável. Mas, não é com aumento do tempo de validade da CNH que evoluiremos para essa perspectiva.
Em muitas áreas de trabalho que englobam vigilantes , operadores de telemarketing, profissionais de setores de produção industrial e etc, os exames médicos e psicológicos são feitos anualmente ou de 02 em 02 anos porque se busca a prevenção de doenças que cada profissão pode desenvolver , ao longo do tempo.
A inclusão do exame toxicológico na avaliação dos condutores foi um grande avanço nessa jornada para tornar o trânsito mais seguro. Nossa experiência profissional nos leva a buscar que o exame toxicológico não se atenha somente para as categorias de CNH “C”, “D”, “E” e sim para todos os que buscam exercer atividade remunerada como condutores. O nosso país tem a peculiaridade de ter como base o transporte rodoviário no escoamento de nossa produção Agrícola, Industrial e Têxtil.
Ainda temos o contingente humano que para locomoção depende diretamente do transporte público, da frota de táxis e de transportes alternativos.
Como delegarmos para o cidadão a autoavaliação, no momento que alongamos o prazo de revalidação da CNH, quando isso implica num risco à condução de pessoas e ao próprio ato de estar em circulação com os demais usuários do trânsito. Isso destoa de toda nossa busca por uma eficiência e melhor qualidade no trabalho desenvolvido.
Gostaríamos de fortalecer o posicionamento de diversas entidades científicas que se manifestam apreensivos e contrários à essa possível mudança.
Reiteramos nossos votos que seja feita uma análise aprofundada e técnica do assunto.