Abaixo assinado dos pais e responsáveis contra a demissão do professor de Geografia Fabrício Cardoso do Colégio Poliedro

Destinatário: Colégio Poliedro-São José dos Campos(SP)

Nós, pais de alunos do ensino médio do Colégio Poliedro, fomos pegos de surpresa ao descobrir por nossos filhos que um aluno do 1o ano filmou, SEM A PERMISSÃO do professor de Geografia Fabrício Cardoso, UMA PARTE de sua aula e publicou este vídeo em sua rede social, num total desrespeito ao professor e à escola.

Mais chocados e perplexos ficamos ao saber que uma outra aluna do 1o ano compartilhou o vídeo com seu pai, que num ato inconsequente e irresponsável o espalhou pela internet.

Reprovamos veementemente a atitude destes alunos e deste pai. Os alunos, tal qual o pai, poderiam ter resolvido este assunto diretamente com a coordenação da escola, sem desrespeitar e expor o professor, a escola e os próprios colegas que gostam e respeitam este professor. Alunos que para alegria de nós pais, amam a sua escola e não querem vê-la exposta e achincalhada Brasil afora, nestes tempos de ódio arraigado quando é muito simples tripudiar sobre seu próximo num simples toque dos dedos através das mídias sociais.

Em nenhum momento estas pessoas se colocaram no lugar do professor Fabrício Cardoso, ser humano como todos nós, passível de erros, com sentimentos e uma família para cuidar. Chega a ser uma crueldade o que fizeram com ele. Seria este exemplo de comportamento irresponsável, impiedoso, imoral que queremos para nossos filhos quando os matriculamos nesta, até então, renomada escola?

Reprovamos veementemente também a atitude da escola que em menos de 24h decidiu pela demissão do professor Fabrício Cardoso, certamente pressionada pela fúria de pais que passam as mãos nas cabeças de seus filhos pelas atitudes erradas, e que nitidamente optaram pelo viés político para crucificarem o professor.

Pois bem, somos um grupo de pais que dizemos não à censura em saia de aula, que entendemos que não houve qualquer tipo de doutrinação aos alunos, simplesmente pelo fato que educamos e formamos nossos filhos em casa, de acordo com nossos valores, e que, por isso mesmo, sabemos que nossos filhos têm autocrítica e são seres pensantes que sabem se posicionar de acordo com seus princípios.

E portanto, achamos descabida e exagerada a demissão do professor Fabrício Cardoso, que não pode se defender, um professor competente e querido por seus alunos, sem qualquer antecedente que o desabonasse.

Nos espanta, ainda, saber que o aluno que fez a filmagem em sala de aula não foi punido. Ao que parece para o Poliedro, apesar de dizer que proíbe filmagens em sala de aula, o ato irregular e irresponsável desse aluno é coisa “menor”, centrando sua mão pesada apenas no professor.

Acrescentamos também que ficamos perplexos ao saber pela imprensa o caso da suástica ocorrido na escola em outubro de 2018, conforme o link abaixo.

A que ponto chegamos Poliedro? Alunos reivindicando que o colégio seja mais duro com as punições, dizendo que são necessárias medidas mais rígidas para conter os atos irresponsáveis de alunos dentro da escola? Para onde foram os valores dessa escola?

Isto posto vimos solicitar:

1- a readmissão do professor Fabrício Cardoso; que o mesmo seja advertido e/ou suspenso e se retrate com sua classe caso ele tenha quebrado as regras da escola;

2- que o aluno que fez a filmagem com gravação de áudio do professor Fabrício Cardoso e causou toda esta confusão receba suspensão pelo seu ato inconsequente e grave;

3- que esse aluno e também a aluna que repassou a filmagem, e deram origem a este imbróglio, se retratem com o professor e com seus colegas de classe e com a direção da escola;

4- que o colégio desta vez use este triste episódio pra promover o aprendizado para alunos, professores, pais e a própria direção da escola em prol do melhor para a formação de nossos filhos.

​​​​​​ São José dos Campos, 22 de abril de 2019

Obs:Ao assinar pedimos que escrevam o ano no qual seu filho está.
Exemplo: Marco Antonio/pai/Aluno do 1º ano