Mães no CEUB

Destinatário: todos

O UniCeub é um centro acadêmico que abriga os mais variados tipos de alunos, e, dentre eles, muitas mães. Mulheres que devido a diversas condições precisam trazer seus filhos para as aulas como única opção para continuarem no curso. Porém, algumas mães foram proibidas de trazerem seus filhos para as salas de aula, sob a alegação das crianças serem "barradas" na entrada da instituição, afinal são regras e precisam ser seguidas. Não havendo qualquer sensibilidade a condição dessas mulheres que tem uma jornada dupla, reforçando a ideia cultural exclusiva que mulheres sofrem diariamente em um país como o nosso, com a ideia que ao ser mãe deve se abdicar de sonhos, desejos e escolhas individuais para exercer a exclusiva maternidade. Não olhar, entender ou buscar alternativas que não sejam de abandonar ou atrasar seu estudo, ao trancar a faculdade, só perpetua a restrição dessas mulheres reféns de uma sociedade retrógrada e inflexiva perante as diversidades individuais de cada um. Mulheres não devem deixar sua vida de lado por conta da maternidade e perpetuar isso é cruel e extremamente atrasado, indo contra e dificultando ainda mais a luta diária de ganhar espaço e se desvincular nessa ideia, passada por gerações, da obrigação materna e resignar da vida por isso. O UniCeub como uma instituição séria, renomada que busca sempre estar em dia perante as mudanças que ocorre no mundo e sociedade e que busca formar futuros grandes profissionais deve se voltar a tomar atitudes mais inclusivas e humanas perante a situações como essa, se desconstruindo também de ideias enraizadas na sociedade que prendem, principalmente as mulheres, ao passado.
Nós, alunos de Psicologia, comovidos pela causa lançamos esse abaixo assinado, para que o UniCEUB seja mais humano e produza uma educação mais inclusiva, onde, mesmo mães possam sim continuar seus estudos sem nenhum impedimento legal.