Abaixo-Assinado (#46747):

Carta para CoC

Destinatário: Alunos da Engenharia de Materiais e Manufatura

São Carlos, 12 de junho de 2019.

Ilma. Professora Vera Lúcia Arantes
Presidente da Comissão Coordenadora do
Curso de Engenharia de Materiais e Manufatura (CoC – Engenharia de Materiais e Manufatura)
c/c Membros da CoC – Engenharia de Materiais e Manufatura

Prezada Professora,

Tem esta o objetivo de relatar a situação de desconforto e decepção dos alunos do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da EESC-USP.
Em carta anexa a esta, enviada à Coordenadora da Comissão Coordenadora do Curso (CoC) e membros da mesma Comissão, em 28 de novembro passado próximo, os alunos apontaram a problemática recorrente associada à disciplina de Engenharia Auxiliada por Computador (CAE), SEM0391, ministrada pelo professor Dr. Ernesto Massaroppi Júnior.
Como complemento às queixas apresentadas na carta, deve-se esclarecer que o software para desenvolvimento do trabalho prático da disciplina foi disponibilizado aos alunos somente no dia 21 de janeiro de 2019, para utilização simultânea restrita a dois usuários, conforme mensagem eletrônica do professor, também anexa a esta.
Contando com uma resposta efetiva à carta apresentada, os alunos interessados procuraram a Coordenadora da Comissão, Professora Dra. Vera Lúcia Arantes, que informou o resultado das reuniões da CoC e da Comissão de Graduação (CG) da EESC-USP.
Infelizmente, constatou-se que a solução proposta aparentemente não atende de maneira satisfatória as reinvindicações dos alunos.
A resposta oferecida à reinvindicação dos alunos seria que a disciplina fosse ministrada por dois docentes a serem definidos a posteriori. Entretanto, não ficou claro de que maneira isso será implantado. Nota-se que houve a ruptura da confiança dos alunos em relação ao atual professor da disciplina, os quais não gostariam de ser prejudicados, caso o docente venha a ministrar o conteúdo, mesmo que parcialmente. É importante destacar que, ao mesmo tempo em que há alunos impedidos de se formar por reprovações sucessivas na disciplina, instaurou-se a rejeição ao professor e à disciplina, de forma que novos alunos já iniciam o semestre desinteressados e preocupados.
Os alunos entendem também que o compromisso de cumprimento do calendário letivo da Universidade deva ser reestabelecido para a disciplina e que o software deva ser disponibilizado em computadores da Escola em tempo hábil para a realização do trabalho prático, se exigido.
Além disso, preocupa o fato do professor haver se comprometido em cumprir o calendário e assumir outros compromissos na data marcada para a realização da primeira prova de recuperação, no dia 15 de abril passado próximo. Ocorreu que os alunos precisaram procurá-lo em outro evento, felizmente na EESC mesmo, para que a prova fosse realizada. Notou-se, na ocasião, que o professor sequer havia preparado a prova, pois a avaliação foi redigida no quadro. Assim, a sensação dos alunos é de que nada mudou em relação ao comprometimento do professor com a disciplina e os alunos.
Cordialmente,

Alunos do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.