Mensalidade do curso de Direito

Destinatário: Sr. Coordenador e Diretor da Instituição Estácio

Os alunos do curso de Direito da Instituição Estácio, na modalidade presencial dos turnos Matutino e Noturno da unidade de vila velha, requerem mediante esse abaixo assinado a reformulação do formato da grade e do modelo de cálculo da mensalidade do curso de Direito na faculdade Estácio.

FATO

O aluno ao ingressar em uma instituição de ensino, busca conciliar a qualidade ofertada com um preço justo no qual irá pagar. Para isso ele faz uma pesquisa de mercado e, dessa forma encontra diversas ofertas, sendo uma delas a da Instituição Estácio.
A junção da qualidade de ensino e do preço o atrai para a instituição e , ao fazer a matricula, deveria ser informado de todos os tramites os quais a instituição utiliza para formulação da grade e cálculo das mensalidades, tramites estes, que são cruciais para o planejamento do aluno ingresso e que não são informados.
O aluno entra na instituição contando que irá pagar semestralmente o valor que foi ofertado, porém isso se torna impossível devido a maneira que a instituição calcula as mensalidades, e é justamente esta informação que são ocultadas.
O aluno ao analisar o boleto da mensalidade identifica que a instituição utiliza os mecanismos de crédito para cálculo da mensalidade e este mecanismo dependendo do semestre e da quantidade de disciplinas que serão cursadas, faz com que a mensalidade chegue à incríveis R$ 2.000,00 (dois mil reais), R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), valores estes que assustam, pois fica muito fora da realidade do mercado.
Dessa forma, o aluno ao constatar essas informações se encontra na necessidade de se enquadrar a sua realidade financeira, visto que o mesmo não recebera de forma clara todas as informações acerca do Curso contratado.

FUNDAMENTAÇÃO

Para comprovarmos esta disparidade na mensalidade, foram buscados através de ligações para outras instituições os valores por elas ofertados e a forma com a qual são calculados estes valores.
1ª Instituição: UVV
Preço: R$ 1508,00 reais (um mil e quinhentos e oito reais) com 10 % se pago no 1 dia de cada mês.
2ª Instituição: Doctum
Preço: R$ 1299,00 reais (um mil duzentos e noventa e cinco reais)
3ª Instituição: Multivix
Preço: R$ 1489,00 reais (um mil e quatrocentos e oitenta e nove reais) com desconto de 20% para pagamento até o 5 dia de cada mês
4ª Instituição: Faesa
Preço: R$ 1495,00 reais (um mil e quatrocentos e noventa e cinco reais)

Estas instituições possuem grades semestralmente fechadas e preços pré-fixados o que gera em seus alunos uma segurança financeira, pois permite a eles uma organização e planejamento anual, segurança essa, que beneficia ambas as partes no relacionamento ali existente. Em contrapartida ao que é oferecido aos alunos da Estácio, em que os valores são informados dias antes do novo semestre se iniciar, assim surgindo a insegurança.
Essa mesma insegurança, causada pela modalidade adotada, tem sido um dos motivos da grande evasão de alunos deste curso, tornando assim o esforço, investimento e tempo de toda a equipe de marketing do referido estabelecimento, se podemos assim dizer, em vão.
O aluno percebe também uma extrema valorização daqueles que estão para entrar na faculdade , valorização esta que se dá por meio de bolsas maiores ( bolsas de 55% ) para alunos que estão vindo de outras faculdades , bolsas maiores ( foi encontrado casos de 70% ) para alunos que ingressam no curso após o início do período desvalorizando assim aqueles alunos que já estão na instituição e que cumprem com os prazos estabelecidos, criando assim um ambiente de insatisfação entre os alunos que ficam com um sentimento de desprezo e desvalorização por parte da instituição .
Uma evasão de quase 60% de alunos em uma das turmas, que ocorreu em um curto período de 12 meses, demonstra que a forma com que a faculdade tem conduzido o curso, ao contrário de produzir crescimento e manutenção da estabilidade financeira de todos os envolvidos, gera desgaste, diminuição e instabilidade para a própria instituição.
Os alunos entendem que a grade aberta é o fator para a alta da mensalidade, que por sua vez é o fator que gera a evasão, onde muitos dos alunos precisam migrar para outras instituições.

SOLICITAÇÃO

Ante todo o exposto, requerem os alunos do Curso de Direito dos turnos matutinos e noturnos da Instituição Estácio mediante esse abaixo assinado, uma reanalise na forma de cálculo da mensalidade, que se dá pela mudança do formato da grade, que hoje é aberta, passando para a fechada, e uma readequação dos valores vigentes para os alunos já matriculados , bem como para os novos alunos que serão ingressos. Pedimos que a instituição observe a realidade do mercado na qual se encontra inserida e a realidade econômica de nosso país. Pois, mais importante que captar novos alunos, é conseguir manter os que já ingressaram no curso e que são capazes de elevar a credibilidade da instituição, gerando assim, através de sua rede de contatos, outros novos alunos.

Vila velha - Espirito santo, 03/06/2019.