Abaixo-assinado pela inclusão das palafitas da baixada santista no projeto "Nova Ponta da Praia"

Destinatário: se dirige as prefeituras de São-Vicente (prefeito Pedro Gouvêa), de Santos (prefeito Paulo Alexandre Barbosa) e do Guarujá (prefeito Valter Sulman)

Nós, abaixo-assinados, requisitamos um acordo entre as prefeituras de Santos, Guarujá e São vicente pela adição de regiões costeiras e precárias de habitação (popularmente conhecidas como palafitas) no projeto criado e em curso nominado "Nova ponta da praia".
A priori, o projeto já existente foca na revitalização da orla de Santos-SP, mais precisamente na região da Ponta da Praia, implementando a infraestrutura no local; que vão desde uma reformulação nas ruas da orla até a ampliação de calçadas e relocalização de pontos de ônibus; tudo isso visando uma melhoria no âmbito turístico e na melhoria da qualidade de vida na cidade.
A posteriori, esse abaixo assinado propõe uma ampliação em larga escala do projeto, agora também visando as palafitas situadas nas 3 cidades já mencionadas, e nós sugerimos a adição de um sistema de saneamento básico nos locais e um sistema de criação de pontos de coleta de lixo em locais estratégicos nas palafitas; pelos seguintes motivos:
1- isso elevaria o IDH (índice de desenvolvimento humano) na baixada, logo, aumentaria a qualidade de vida dos residentes das palafitas
2- com um sistema de saneamento básico, todos os dejetos que comumente são emitidos diretamente nos rios, lagos ou mares em que as comunidades estão situadas seriam direcionadas à ETE´s (estações de tratamento de esgoto), reduzindo drasticamente a poluição nos meios fluviais
3- o sistema de coleta de lixo também diminuiria drasticamente a quantidade de lixo produzido por ações antrópicas nos meios fluviais, também contribuindo para uma menor contaminação dos rios e mares em que as palafitas estão situadas.
4- Com uma menor contaminação de rios, afluentes e mares, a quantidade de enfermidades (como virose por exemplo) tenderiam a diminuir (reduzindo os gastos da rede pública de saúde local em cerca de 40 milhões/ano segundo o IBGE); as mais de 20 praias da baixada santista ficariam consideravelmente mais limpas, promovendo ainda mais o turismo e outras atividades do setor secundário na baixada
5- É esperado que cerca de 250.000 habitantes sejam beneficiados de maneira considerável após a conclusão do projeto proposto.
6- Nenhuma realocação da população será necessária para a execução do projeto, logo os custos não serão exorbitantes

De maneira conclusiva, retomamos a necessidade das prefeituras da baixada santista se unirem para a aplicação do projeto proposto, beneficiando inúmeros complexos, como por exemplo o do Caminho São Manoel e a Favela do Dique do Picarro, pois o retorno a população e a baixada será consideravelmente maior do que o investimento.