Abaixo-Assinado (#46888):

ABRIGO DE ANIMAIS - CONTINENTE - FLORIANÓPOLIS

Destinatário: Prefeito de Florianópolis - Sr. Gean Marques Loureiro

ABAIXO ASSINADO: IMPLANTAÇÃO DE ABRIGO DE ANIMAIS NO CONTINENTE - FLORIANÓPOLIS

Para:
Excelentíssimo Sr. Prefeito Gean Marques Loureiro
Excelentíssimo Sr. Vereador Marcos Leandro Gonçalves da Silva
Excelentíssimo Sr. Vereador Fabrício Correa
Excelentíssimo Sr. Secretário Municipal do Continente Edson Lemos
Excelentíssimo Sr. Secretário Municipal de Saúde Dr. Carlos A. Justo da Silva
Prezada Sra. Diretora do Bem Estar Animal - DIBEA – Fabrícia Costa
Prezada Sra. Presidente do CONSEG 31 – Sibyla Loureiro Goulart
Prezado Sr. Presidente da PRÓ-COQUEIROS – Rodrigo P. Alves Ferreira

Os cidadãos abaixo assinados, residentes em Florianópolis/SC, solicitam a Vossas Excelências a implantação de um “ABRIGO DE ANIMAIS NO CONTINENTE - FLORIANÓPOLIS”, para acolhimento de cães e gatos abandonados, maltratados, negligenciados, que vivam em lares adotivos inadequados ou sem o devido suporte financeiro, incapazes de assegurar boa qualidade de vida para os animais, seus tutores e vizinhança, ou ainda que coloquem em risco a saúde pública ou a segurança e o bem-estar das pessoas no seu entorno.

Florianópolis se aproxima da marca de meio milhão de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Estado, o que se reflete também no número de animais em situação de risco, que carecem de castração, alimentação, cuidados veterinários, bem como necessitam de cadastramento, oferta e controle de adoções responsáveis pela comunidade. Contudo, contamos com apenas um Abrigo de Animais, localizado no Bairro Itacorubi, que oferece um número muito pequeno de vagas, já que a lotação lá é de até 150 cães e gatos, conforme publicado em 17/04/19:
(https://www.nsctotal.com.br/noticias/abrigo-de-florianopolis-tem-150-caes-e-gatos-adultos-a-espera-de-adocao).

No Continente há dois casos notórios, sendo um morador da Rua Antônio José Duarte - Coqueiros e outro da Rua Eduardo Nader – Bom Abrigo, que, ao se depararem com gatos que foram abandonados em seus quintais, sensibilizados pela situação de sofrimento dos bichinhos, adotaram os mesmos e passaram a criá-los dentro de suas próprias casas e quintais, sem limitar a quantidade a um número ideal, permitindo que a população aumente em demasia (acima de 60 e 100 animais, respectivamente), devido a novas adoções ou mesmo à procriação. Esse crescimento populacional torna inviável, apesar de todo o esforço desses generosos protetores, o cuidado e carinho individual de cada animal, levando indubitavelmente também à perda da qualidade de vida dos protetores e da vizinhança.

A Comunidade está consideravelmente preocupada com a possibilidade da proliferação de zoonoses e outras doenças comuns a cães e gatos e com o forte mau cheiro proveniente das fezes e urina, não só nos dois imóveis mencionados, mas em todo o entorno, pois os gatos, por serem independentes, entram nos imóveis alheios, perturbando o sossego dos vizinhos, que não têm qualquer alternativa para minimizar ou eliminar o problema, já que o DIBEA não tem estrutura para acolher esses animais.

A Comunidade também considera importante manter ruas, parques e praças livres da infestação de pulgas e carrapatos. Há também que se considerar o imenso desafio financeiro por que passam esses protetores que assumem os cuidados dessa espantosa quantidade de bichanos, tentando não deixar faltar o essencial, para que estes tenham uma vida confortável e saudável. No entanto, o fazem sem contar com apoio público ou privado.

Diante do exposto, a Comunidade deseja que seja criado pela municipalidade um Abrigo Público para Animais no Continente, para acolhimento desses animais em local estruturado para recebê-los, com pessoas capacitadas e dedicadas, para dar a eles a oportunidade de uma vida saudável e feliz, cercados de amor e dos merecidos cuidados. Quem sabe, abrindo-se portas às tão almejadas adoções...

Sugestão de local para o abrigo: Rua Dr. Abel Capela, nº 585: casa de propriedade da Prefeitura Florianópolis/SC e que corre o risco de ser demolida brevemente pela Prefeitura, por falta de outra utilidade pública e por estar sendo invadida por pessoas em situação de rua.
Fotos anexas.

No caso de impossibilidade da utilização dessa casa para este projeto, lembramos que no Continente há outras casas abandonadas, em situação de abandono e risco social, que, após as devidas adaptações e reformas, poderiam servir perfeitamente ao objetivo deste pedido da Comunidade.

Agradecemos antecipadamente a atenção que nos for dispensada pelas digníssimas autoridades.

Assine esta petição para garantir um futuro digno para esses animais de Florianópolis.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.