Solicitação de dispensa do ENADE 2019

Destinatário: Vossa Magnificência Evandro Sena Freire

Viemos através deste solicitar que seja feita a dispensa do ENADE 2019 dos estudantes que estarão em condições de colar grau até 30 de agostos de 2019, a colação de grau não ocorreria até o prazo estipulado face ao longo período de greve dos docentes que durou cerca de 60 dias, e considerando que:
1. Antes do período de greve as cerimônias de colação de grau estavam agendadas para antes do dia 30 de agosto. Com a reformulação do calendário acadêmico, as aulas do primeiro semestre encerram no dia 27 de agosto, dando aos estudantes a condição de estarem habilitados a colarem grau.
2. Foi proposta aos alunos a opção de realizar a colação com solenidade as 14 horas do dia 30 de agosto, porém estamos falando de nove cursos diferentes, com em torno de 80 alunos, ou mais. Alem de ser um horário em que muitos familiares e amigos não poderão comparecer, será uma cerimônia extremamente longa e desgastante, e sem espaço para acomodar todos os convidados.
3. Dos nove cursos envolvidos, existem cinco contratos diferentes com empresas de ornamentação do espaço, não haveria como fazer a ornamentação contratada, e já paga, do jeito que foi solicitado, gerando prejuízos para os alunos.
4. No ano de 2015 foi solicitada dispensa do ENADE 2015 para os alunos de economia da UESC que estavam na mesma situação. Nós alunos entramos em contato com o MEC – Ministério da Educação, e fomos informados que é possível sim ser efetuada a dispensa, desde que esse pedido seja realizado pela instituição.
5. Para que a colação seja efetuada com o que foi proposto no item 2, os alunos teriam que adiantar provas e apresentação, apertando o cronograma do último semestre do curso. Muitos não terão condições de realizar tal feito, e terão que esperar até o próximo ano para colar grau, estando impossibilitados de ingressar no mercado de trabalho ou em especializaçãoes.
Diante o exposto, solicitamos encarecidamente a dispensa dos alunos que se encontram nessa situação a partir desse documento e do abaixo assinado que o acompanha.

Ilhéus, 16 de julho de 2019.