CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO PARA O AUTISMO NO DISTRITO DE BRAGANÇA

Destinatário: MUNICÍPIOS DE MACEDO DE CAVALEIROS E BRAGANÇA

O Autismo representa um diagnóstico cada vez mais frequente a nível mundial. Segundo a OMS, 1 em cada 160 indivíduos apresenta Autismo. Estudos mais recentes apontam para uma prevalência de 1 em 58 indivíduos, o que torna urgente a existência de recursos especializados para esta população.
O Distrito de Bragança representa um dos poucos Distritos Nacionais que não dispõe de uma Entidade exclusivamente dedicada ao Autismo, obrigando muitas Famílias a procurarem apoios e recursos noutros distritos, realizando deslocações frequentes, cansativas e dispendiosas para beneficiarem de terapias especializadas (não farmacológicas) após o diagnóstico. Isto para quem possibilidade para se deslocar...
As intervenções no Autismo são diversas segundo o perfil individual, é preciso conhecer bem o Autismo para determinar uma intervenção personalizada. Por exemplo, os Autistas de alto funcionamento precisam de apoios muito específicos que nada têm a ver com apoio à deficiência.
Além das crianças que precisam de um apoio especializado, é ainda necessário este recurso para ajudar adolescentes e adultos com Autismo (segundo o perfil) a inserirem-se no mercado de trabalho ou a conseguirem estágios. Muitos autistas têm muitas competências mas ainda existe preconceitos na Sociedade.
Este abaixo assinado destina-se a dar Voz a Todos que apoiem a criação de uma entidade especializada para as Pessoas com Autismo no Distrito de Bragança, funcionando num prisma social, independentemente da idade ou do estatuto económico-financeiro.
Sendo uma questão de Saúde, que não pode ser descurada, e tendo em conta a carência local nesta matéria, é importante que os Municípios apoiem este projecto. Ajudem-nos a ajudar!