Frente Pela Univasf Pública e Democrática

Destinatário: Cara/o Colega

Frente pela Univasf Pública e Democrática: Avançar e Incluir!

Nós, servidores e estudantes, anunciamos e convocamos a comunidade univasfiana à urgente formação de uma FRENTE para conservar e ampliar a Univasf pública, gratuita, de excelência, democrática e socialmente comprometida com a ética e a justiça social.

Este chamamento acontece em um momento particularmente singular e de provação. É uma convocação para atravessarmos o dramático momento político, social e econômico pelo qual nossa região e nosso país passam, em que a democracia, em geral, e a autonomia universitária, em particular, estão em seríssimos riscos.

Conclamamos que todas e todos façam a defesa de uma Univasf do povo, assim como a valorização de todas as áreas de conhecimento, contribuindo para a promoção de todas as formas de igualdade social e regional. Convocamos para consolidação de nossa instituição cada vez mais integrada e diversa à sociedade. Uma universidade a serviço do público com a cor e cara dos diversos povos do Brasil, do São Francisco e do Nordeste, onde desenvolvemos extensão, pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação e inovação.

Assim, reafirmamos o sentido inclusivo e democrático da Univasf, buscando garantir o acesso e permanência de todas e todos os estudantes em um ensino superior de qualidade e gratuito. Um ensino universitário com raízes fincadas no solo onde se encontra, voltando-se para as necessidades da população local, para o desenvolvimento regional e para os esforços de internacionalização, de modo a potencializar os recursos e talentos presentes para qualificar ainda mais nossa inserção no mundo. Almejamos ainda fortalecer o apoio às entidades estudantis e sindicais da universidade, bem como aquelas da sociedade civil presentes em nosso entorno.

Nossa Frente se abre para reunir as mais variadas vertentes ideológicas que possam se constituir no espaço universitário, desde que baseadas nos princípios da ética, da justiça social, da democracia, da igualdade social, racial e de gênero, da diversidade e da autonomia universitária.

Nossa Frente defende para antes, durante e depois da escolha da reitora ou reitor um pacto onde a ética na informação, nas atitudes e no convívio comunitário balizem o debate e o contraditório.

Nossa Frente entende como valor pétreo que a opinião da comunidade acadêmica quanto ao projeto vencedor da lista tríplice continue sendo referendada pelo Estado brasileiro, independentemente dos governantes que se alternam no poder.

De público e desde já nos comprometemos publicamente a respeitar a vontade da comunidade acadêmica da Univasf tal como manifesta no processo de consulta democrática e paritária.

De público e desde já nos contrapomos ao mercantilismo, ao privatismo e ações carregadas de submissão ao mandonismo, ao clientelismo e às oligarquias.

Ousaremos lutar. Ousaremos vencer. O triunfo pertence a quem se atreve.

Bem vind@s à Frente!