VIDAS IMPORTAM - CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO A VIDA

Destinatário: DANIEL@ABDCT.ORG.BR

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, por meio da Campanha de Valorização Vidas Importam: A Diálise Não Pode Parar vem publicamente manifestar ao Governo Federal sua grande preocupação com a vida de milhares de pacientes renais crônicos.
A inadequada remuneração do valor da sessão de hemodiálise e diálise peritoneal, a falta de vagas em diálise, falta de uma política de prevenção, falta de acesso ao tratamento em vários locais do Brasil são os principais problemas enfrentados pelo setor de diálise.
Há anos, o valor pago pelo Ministério da Saúde para esses tratamentos estão abaixo do custo real e não acompanham a cotação do mercado. Grande parte dos insumos, como produtos e maquinários são importados, além de gastos com dissídios trabalhistas, folha de pagamento, água, energia e impostos. Com essas despesas e a grave diferença de valor, clínicas ameaçam encerrar suas atividades pela falta de recursos para compra de insumos para o atendimento aos pacientes.
Os pacientes renais crônicos dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise ou da diálise peritoneal para sobreviverem.
Em razão dos graves problemas expostos, as clínicas de diálise / pacientes renais / demais membros da sociedade, abaixo assinados, vem respeitosamente solicitar:
- Reajuste emergencial para a hemodiálise e diálise peritoneal;
- Aumento do número de vagas ofertadas, sanando a falta de acesso;
- Incentivo à prevenção da doença renal crônica;
- Remodelação do programa de transplante renal.