Abaixo-Assinado (#47461):

Não queremos tempo integral em nossas escolas, temos direito de escolha

Destinatário: Precisamos da sua ajuda ...

*CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR*
A SUBSEDE DA APEOESP SUL SANTO AMARO DENUNCIA:
Programa de "ENSINO INTEGRAL" do Governo-autoritarismo, Precarização e demissão de professores!


O governo do estado está impondo a cerca de 16 escolas a adesão compulsória ao "programa de ensino integral". Consederanmos uma intervenção autoritária que fere de morte o princípio da gestão democrática, tendo em vista, que sequer os Conselhos de Escola foram convocados para apreciar a decidir sobre a adesão ao referido programa. Por entender que tal procedimento não prejudicará apenas o processo de ensino-aprendizagem em curso, mas toda a comunidade escolar e *vamos a luta para impedir que está decisão estúpida seja implementada*, pelos seguintes motivos:
1_Este processo está sendo realizado de forma precipitada, não sendo pecedido do mais amplo debate, razão pela qual, antes de ser levado à apreciação do Conselho de escola deveria ser objeto de reuniões amplas através de debates com especialistas sobre o tema, garantindo a plena democracia e a transparência princípios fundamentais do processo de gestão democrático.
2_ Os pais dos alunos não foram informados de que as vagas serão reduzidas e seus filhos terão de ser transferidos para outras unidades, inclusive, dependendo de transporte público ficando expostos à violência que se tem sido uma constante em nosso município.
3_Temos relatórios de experiências mal sucedidas, de professores e alunos, que já participaram desse modelo de escola. De acordo com eles, na prática o que ocorreu é a prisão dos alunos nas escolas, sem profissionais para ministrar as oficinas, uma verdadeira farsa
4_se não conseguiram suprir o problema das aulas vagas em meio período, não há garantias de que conseguirão supri-lo posteriormente.
5_ As oficinas não funcionam, e o salário dos profissionais não atrai as pessoas gabaritadas. Ninguém quer dar as tais oficinas, assim as escolas tornam-se um "depósito de alunos" presos e ociosos.
6_ Já que na prática a alimentação oferecida pela escola não agrada a maioria dos alunos, muitos ficariam com fome, ou seriam forçados a comprar suas refeições.
7_ Necessitamos de aulas de idiomas, línguas, informática, dança, reforço, teatro,esportes,música ;para quem quiser cursar, mas sem obrigar o aluno a permanecer o tempo inteiro preso na escola. A escola não pode ser como uma prisão ou um depósito de alunos.
8_ Sempre faltam recursos, matérias e organização, e as tais parcerias, estão mais preocupadas com as vantagens que podem obter, tendo o aluno mais como consumidor em potencial, do que como cidadão em formação.
9_ As vantagens apontadas não passam de promessas muito vagas de que haveria oficinas com cursos alternativos, e os alunos poderiam optar por montar sua grade. Não nos disseram que tipos de cursos, quem dará e que conteúdo será abordado.
10_Não explicaram para os alunos que eles não podem abdicar das matérias do currículo básico, pelo contrário, passaram-lhe a ilusão que poderiam fazer ou não, matemática, por exemplo.
*Nossa tarefa é combater a exclusão, principalmente na escola pública. Dêem condições de trabalho dignas aos nossos professores, condições também aos alunos para uma aprendizagem significativa para todos nós, sem excluir nem professores nem alunos.*

*SUBSEDE DA APEOESP SUL SANTO-AMARO*

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.