Sínodo da Amazônia

Destinatário: Católicos Apostólicos Romanos

O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com ele o objetivo principal desta convocação é encontrar novos caminhos para a evangelização das pessoas daquela região. O sínodo acontecerá em Roma durante três semanas a partir de 6 de outubro. Por não ter quem garanta o acesso à eucaristia às comunidades e como não há padres disponíveis e as distâncias são grandes, o documento pensa em abrir espaço para que novos ministérios venham a surgir e aumentar a presença das mulheres para realizar as celebrações e dar alguns sacramentos. Essa novas e mais “acolhedoras” formas de evangelização dos povos da Amazônia, o sínodo diz de forma sutil a necessidade de atender às áreas mais “remotas” das comunidades amazônicas, deixando livre a ordenação sacerdotal de homens casados. ABSURDO! A proibição ao casamento, procriação ou relações conjugais a sacerdotes é proibida em diversos documentos. O celibato é uma dádiva para a Igreja, pois os padres são chamados de forma generosa e plenamente abandonar a sua vida mundana pelo rebanho que lhes foi confiado. Como se não bastasse a ideia de ordenar homens casados, que já é grave por si só, o documento também quer mudanças na liturgia das missas, para que o santo sacrifício de Cristo no altar seja “mais festivo”: “Sugere-se que as celebrações sejam festivas, com suas próprias músicas e danças, em línguas e com trajes originários, em comunhão com a natureza e com a comunidade. Uma liturgia que corresponda à sua própria cultura, para poder ser fonte e ápice de sua vida cristã, e ligada às suas lutas, sofrimentos e alegrias” (126, a).
O Sínodo da Amazônia é mais uma das tentativas de mudar as tradições e a doutrina da igreja, tendo como pretexto os pobres e injustiçados. Me ajude a proteger nossa Santa Igreja das tentações do demônio.
Paz e bem.