CRIAÇÃO DA ESCOLA IFMG EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE

Destinatário: DD MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

Os abaixo assinados, professores, pais, alunos e moradores da cidade de Santo Antônio do Monte e região, vimos perante perante Vossa Excelência, respeitosamente requerer a instalação de uma sede do Instituto Federal de Minas Gerais, em Santo Antônio do Monte, esclarecendo o seguinte:
A referida escola é muito importante para o povo de Santo Antônio do Monte e região.
Nos dizeres de Paulo Freire,
" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Das razões de se criar o IFMG:
1. Santo Antônio do Monte é conhecida como a Capital dos Fogos de Artifício, embora passe por crise de mão de obra especializada.
2. Recentemente foi instalada no Município a EMBARÉ Indústria Alimentícia S/A, uma as gigantes fábricas de produtos lácteos de MG e do País.
3. Não só pelo gigantismo de sua área territorial, Santo Antônio do Monte possui uma das maiores bacias leiteiras do Estado de MG.
4. Em seu município vizinho mais próximo - Lagoa da Prata - a 23 km a Sul-Oeste, existe a BIOSEV, uma das maiores indústrias de açúcar e álcool do País.
5. Possui também inúmeras pequenas fábricas de confecções de moda que geram riquezas para o município, mas carecem de mão de obra especializada.

Ante o exposto, solicitamos, de início, a instalação dos seguintes cursos:
* Fogos de Artifício
* Açúcar e álcool;
* Alimentos;
* Eletromecânica,
*Costura e design.

O pedido se justifica por se tratar de um povo cujo município é um dos maiores do Estado, com área de 1 125,8 km² e população somada à dos municípios circunvizinhos, incluindo Araújos, Perdigão, Pedra do Indaiá, Japaraíba, Moema, Luz e Lagoa da Prata totaliza mais de 200 mil habitantes, sendo 27 938 habitantes de Santo Antônio do Monte, segundo censo/2016.

Ressalte-se que o atual prefeito,Dr. EDMILSON APARECIDO DA COSTA, mais conhecido por Dinho do Braz está muito interessado na criação do IFMG, tanto que enviou ofício a este Ministério requerendo a sua instalação.