Abaixo-Assinado (#47649):

Proposição dos membros leigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Associação Paulista Oeste

Destinatário: Membros da Igreja Adventista do 7º Dia

Proposição dos membros leigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Associação Paulista Oeste.

Em primeiro lugar queremos expressar nossa confiança e respeito à Igreja Adventista do Sétimo Dia.
1- Entendemos que esta comunidade religiosa se constitui no povo remanescente no tempo do fim (Apocalipse 12:17) e o grupo que guarda os mandamentos e conserva o testemunho de Jesus (Apocalipse 14:12 e 19:10).
2- Entendemos também que esta denominação tem uma missão a cumprir em todo o mundo (Mateus 28:19-20: Apocalipse 14:6-9) e todos os esforços devem ser empenhados para a realização desta tarefa.
3- Entendemos ainda que pelo fato de todos sermos pecadores, precisamos sempre buscar a orientação de Deus, a fim de administrar a igreja dentro dos princípios da liderança cristã.
4- Entendemos que esta orientação é dada pelo Espírito Santo, não pode e não deve ser exclusividade dos líderes, mas extensiva a todo o povo de Deus que a seu tempo pode respeitosamente opinar sobre os assuntos da igreja.
5- Entendemos também que os princípios não se negociam e nem caducam, mas procedimentos administrativos podem se alterar à medida que o tempo passa.


O Problema

Assim sendo, queremos considerar sobre o que diz respeito a eleição dos oficiais da igreja, nos níveis de Associação, União e Divisão. Há em nosso modo de ver um erro que precisa ser corrigido para o bom desempenho da Obra de Deus.
De acordo com os regulamentos ora vigentes, a composição da comissão de nomeações por exemplo, em uma Associação é feita por 50% de obreiros (empregados pela obra) e 50% de membros leigos.
Entendemos que:
1- Este modelo fere o princípio da representatividade se considerarmos que em uma Associação temos um número infinitamente maior de membros leigos voluntários do que assalariados da denominação.
2- Lembrando ainda que o empregado/ funcionário dificilmente irá se manifestar ou votar diferente do que espera seu chefe em um momento de quadrienal.
3- Isto propicia a permanência quase indefinida de líderes e departamentais que se perpetuam no cargo muitas vezes em funções para as quais eles já deram sua contribuição no primeiro mandato.

A Proposta

Assim queremos propor que a igreja em suas instâncias superiores estude o assunto com o carinho que ele merece.
Nossa proposta é que este índice seja revisto e reformulado para 80% de leigos e 20% de funcionários e ou obreiros da organização. Isto daria mais transparência e geraria uma reação ainda mais favorável aos destinos da Organização.
O formato que hoje temos colabora para que muitos dos eleitos permaneçam por longos períodos no mesmo campo impedindo assim que haja a renovação de pastores e obreiros, impedindo também a mudança que gera crescimento, tanto para o campo quanto para os novos eleitos que irão contribuir com seus dons, promovendo novas experiências ao campo.
Por isso também nossa proposta além da mudança dos percentuais de eleitores, é que não haja mais reeleição de presidente, departamentais, secretários e tesoureiros, sendo que assim que acabar o mandato deverá este ao deixar seu cargo, assumir um distrito.
Dessa forma toda a Obra ganhará pela atuação de pastores mais experientes no campo, colocando-o em um maior contato com o cotidiano, alegrias e problemas enfrentados pelas igrejas, preparando-o melhor para um novo mandato.
Acreditamos que com estas mudanças, tanto pastores quanto igrejas irão crescer, pois mudança gera crescimento, e junto ao crescimento podemos acrescentar mais justiça e transparência, conforme o princípio que temos pregado ao longo dos anos.
Amamos nossa igreja, somos engajados na causa e precisamos estar dispostos a nos envolvermos nas mudanças que trarão melhorias e mais transparência. Partindo do princípio que membros leigos ainda controlam em grande parte o processo de tomada de decisão da igreja local, que é realmente o nível mais importante onde a obra mais significativa da igreja é realizada, elaboramos o presente abaixo-assinado, para o qual contamos com sua assinatura, para efetivação das mudanças ora propostas.

Atenciosamente agradecemos.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.