Saúde Pública

Destinatário: Todos

No Brasil, a saúde pública está prevista na Constituição Federal como um dever do Estado (artigo 196) e como um direito social (artigo 6º), ou seja, um direito que deve ser garantido de forma homogênea aos indivíduos a fim de assegurar o exercício de direitos fundamentais.
Com o objetivo de garantir esse direito, a Constituição Federal atribuiu à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios a competência de cuidar da saúde pública. Isso significa que, dentro de um Sistema Único de Saúde (SUS).
Na cidade de Palhoça, implementaram nas Unidades Básicas de Saúde, o atendimento por ordem de chegada, que gera um grande desperdício de tempo para todos de nossa sociedade. Principalmente para quem trabalha e não pode se ausentar por muito tempo no horário do serviço.
O tempo de espera chega a ser de mais de 4 horas, isso poderia ser evitado com uma consulta previamente agendada, não teríamos tanto desperdício de tempo e teria um controle maior na demanda de pacientes atendidos no dia.
Também é necessário contratar mais profissionais da área da saúde, e é necessário ampliar ou construir mais unidades para atender a população que cresce cada dia mais na cidade de Palhoça.
Assim evitaria uma sobrecarga de trabalho e estresse nos profissionais hoje que nos atende nas Unidades Básicas de Saúde.
Venho através desta, pedir para os moradores se unirem e reivindicar por seus direitos. Art. 4º Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível a todos. MINISTÉRIO DA SAÚDE (PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009).