Diga não ao uso de isopor em embalagens de alimentos!

Destinatário: Público em geral

#ISOPOR?RECUSE

Diga não ao uso do isopor em embalagens de alimentos!
Nós estamos preocupados com o grande volume de resíduos de embalagens de isopor (plástico expandido) gerado pelos comércios. Por isso, queremos que os estabelecimentos comerciais deixem de usar o isopor como embalagem para alimentos, passando a optar por alternativas biodegradáveis, já existentes no mercado.
Sugerimos ainda que mais produtos possam ser vendidos a granel e que possamos usar recipientes reutilizáveis.
Se você está preocupado com as mudanças climáticas, com a preservação do meio ambiente e com o uso indiscriminado de plástico , junte-se a nós neste abaixo-assinado!

ISOPOR, O MELHOR É NÃO USAR.
SAIBA MAIS

O isopor, ou poliestireno expandido (EPS), é um tipo de plástico que não é biodegradável, dura infinitamente e se degrada em microplásticos. Apesar de ser reciclável, a maior parte acaba indo parar nos lixões e aterros sanitários porque sua reciclagem é pouco vantajosa para as empresas e cooperativas que atuam nesta área.
Quando o isopor se transforma em microplásticos, absorve elementos tóxicos como pesticidas e metais pesados, contamina o solo e atinge corpos d’ água. Ao chegar aos mares e rios, compromete a vida aquática, pois os peixes o confundem com organismos marinhos, trazendo sérios riscos ao sistema digestivo destes animais.
Não podemos ser coniventes com a enorme quantidade de lixo e de contaminação ambiental, que causa impacto direto na saúde, gerada pelas embalagens de isopor.
As melhores atitudes são RECUSAR e REDUZIR o consumo de embalagens de isopor. Sabemos que não é fácil, pois muitos supermercados, padarias, lanchonetes e restaurantes usam essas embalagens. Recusando você estará contribuindo para a conscientização e mudança de atitude.
Mas, se você usar, RECICLE. Procure pontos de coleta em sua cidade que realmente reciclem isopor.

#ISOPOR?RECUSE