Em defesa da revitalização da Praça Gomes Freire sem qualquer tipo de modificação no projeto original da arquitetura

Destinatário: Prefeito Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior

Nós, marianenses nativos e adotivos, solicitamos que haja apenas revitalização do espaço da Praça Gomes Freire, sem modificação no projeto original da arquitetura.

Mariana, primeira capital de Minas Gerais - é a única de traçado planejado entre as cidades coloniais mineiras. O seu centro histórico, tombado pelo Iphan, em 1945, apresenta um acervo arquitetônico composto por monumentos que marcam os anos áureos da opulência do passado vivido pela mineração de ouro. O traçado urbano policêntrico - pontilhado por igrejas, Passos da Paixão e chafarizes - revela o efeito cênico típico da estética barroca de influência portuguesa.

Projetada pelo arquiteto português José Fernandes Pinto Alpoim, Mariana apresenta traçado com ruas retas e praças retangulares, seguindo os preceitos modernos, o que ainda pode ser notado, apesar de sua expansão e da constante descaracterização sofrida.

Indignados com a falta de sensibilidade e respeito pela preservação da identidade de nosso patrimônio e considerando que o “jardim de Gomes Freire, é cartão postal de Mariana, um Oásis no deserto de pedras e cimento, é vitima do descaso das autoridades competentes; que ele é acolhedor de todos que buscam um espaço para dialogar, para as crianças criarem suas próprias brincadeiras e viverem mais perto das águas, das flores, dos pássaros e das famílias; que ele é atrativo principal de visitantes e turistas que se encantam com o sossego, os afinados cantos dos pássaros, a algazarra das maritacas, o colorido e perfume das rosas, das hortênsias, lírios e com aconchego das árvores, ele merece ser cuidado e vigiado por guardas 24 horas, que seja selecionado eventos que não ofereçam oportunidade ao vandalismo. Solicitamos que haja apenas revitalização do espaço da Praça Gomes Freire, sem modificação que façam perder a identidade bucólica ou tentem “desformosear “a cidade como disse Gomes Freire.