Salvem o rio Mogi guaçu !

Destinatário: Prefeitura e câmara municipal de Mogi Guaçu, Aneel, Somar, Ibama

O Rio Mogi Guaçu é um dos maiores rios do Estado de São Paulo, é também um rio federal, pois nascem em Minas Gerais (na serra da Mantiguera) e segue pelo nosso estado, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas no seu percurso.
Uma empresa está estudando a instalação de uma Pequena Central Hidroelétrica no trecho conhecido como "Berço dos Dourados", local do Rio Mogi Guaçu próximo ao bairro da Roseira e dos limites dos municipios de Itapira, Pinhal eMogi Guaçu.
A construção da barragem afetará diretamente o sistema ecológico daquela região, sendo que várias espécies de peixes e outros animais se desenvolvem nessa parte do rio, várias áreas de preservação serão inundadas, matas ciliares serão perdidas, moradores da região que vivem ali a anos perderão suas casas, entre outros problemas.
A PCH não gerará muita energia elétrica, se sua produção for somada à matriz energética nacional será uma contribuição de apenas 0,0044%, ou seja , a produção de energia será minima, ainda mais se comparada ao dano ambiental.