Abaixo-Assinado (#48350):

Contra-Manifesto dos alunos do PPGEDU-UFRGS

Destinatário: Comunidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os alunos abaixo-assinados do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

CONSIDERANDO o Manifesto apresentado ao Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no dia 11 de novembro de 2019,

OBSERVANDO a trajetória de trabalho da Comissão de Ações Afirmativas desse mesmo Programa,

FUNDAMENTANDO suas ações nos princípios da democracia, equidade e respeito

DECLARAM que o Manifesto apresentado pela representação discente na reunião do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS) não representa o posicionamento de todos os alunos deste Programa de Pós-Graduação.

Nós, os alunos que assinam este Contra-Manifesto, constatamos com tristeza que o texto apresentado na referida reunião continha declarações ofensivas ao trabalho de professores desta Universidade. Salientamos que temos confiança nas intenções e esforços despendidos pelos professores deste Programa, em especial pelas professoras envolvidas na Comissão de Ações Afirmativas e pelo professor coordenador Luis Henrique Sacci dos Santos.

Destacamos a condução apressada da reunião discente do mesmo dia, e o estado de confusão em que muitos alunos se encontravam sobre o processo de elaboração da minuta a ser apresentada. Relatamos que diversos alunos assinaram o manifesto apresentado no dia 11 sem a real ciência de seu conteúdo, e muito menos com a concordância de seu teor.

Desaprovamos a maneira como o debate foi conduzido na reunião do Conselho do PPGEDU e lamentamos as consequências que o Manifesto apresentado terá. Reprovamos veementemente a ideia de que professores deste Programa de Pós-Graduação tenham criado estratagemas ou ilusões, já que constatamos, no cotidiano do PPGEDU, o compromisso destes profissionais com a ética, a transparência e os direitos das minorias.

Ressaltamos a importância das políticas de ações afirmativas para ingresso e permanência no PPGEDU-UFRGS e nosso desejo que todos os trâmites e sistemas envolvidos nestes processos sejam aperfeiçoados e ampliados. Ressaltamos, ainda, a ciência de que este é também o desejo dos membros do Conselho do PPGEDU-UFRGS.

Abaixo-assinamos com a intenção de que um debate qualificado e pacífico seja reestabelecido no PPGEDU-UFRGS o mais rápido possível.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.