Mudanças no sistema do Campeonato Brasileiro de Futebol

Destinatário: nogu3ira.itu@gmail.com

Se você é como Eu, um amante do esporte mais praticado em nosso território e está cansado de ver a qualidade do espetáculo cada vez mais deteriorado então esse abaixo assinado é o que você precisa pra ver mudanças nesse cenário.

O documento abaixo sugere à CBF uma mudança radical no atual formato do Campeonato Brasileiro como conhecemos, leia atentamente e se concordar faça sua voz ser ouvida pelos nossos Dirigentes.

Liga Nacional de Futebol

Uma liga formada por Duas (2) Conferências, cada conferência formada por Quatro (4) Divisões, cada divisão composta por 16 times.
Estrutura das Conferências:
• Conferência Equatoriana - Divisão Norte e Nordeste;
• Conferência Sul-Americana – Divisão Centro Oeste e Sul Sudeste.
Estrutura Divisional:
• Divisão Norte – Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí;
• Divisão Nordeste – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia;
• Divisão Centro Oeste – Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e DF;
• Divisão Sul Sudeste – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Estrutura dos Jogos:
• Cada time fará quinze (15) jogos dentro da sua divisão, confrontos únicos com cada time que compõe sua divisão;
• Os dois (2) melhores colocados ao final desses 15 jogos fazem a final de Divisão em jogos de ida e volta (2);
• Os campeões de cada divisão fazem a final de conferência em jogos de ida e volta (2);
• Os campeões de conferência fazem a FINAL NACIONAL em jogo único e em campo neutro.
Totalizando 20 jogos para se consagrar o grande campeão Nacional da Liga.
Ascensão e Descenso:
• Todas as Ligas de acesso terão a mesma estrutura da Principal;
• Os quatro (4) campeões de Divisão sobem para a Liga posterior;
• Os quatro (4) piores colocados em cada Divisão são rebaixados.
Libertadoes e Sulamericana:
• Os quatro (4) campeões de Divisão recebem vaga direta para a fase de grupos da Libertadores;
• Os dois (2) maiores pontuadores entre todas as divisões, que não sejam os campeões divisionais, recebem vaga pra jogar a pré-libertadores;
• Os quatro (4) maiores pontuadores entre todas as divisões, que não sejam os classificados para a Libertadores recebem vaga para disputar a Sulamericana.

Com essas mudanças, teremos um aumento significativo nos clubes participantes no campeonato, hoje vinte (20) times disputam o atual campeonato brasileiro, o numero subiria pra 64 times.

O nosso país tem uma extensão territorial muito grande, dividir os times em regiões pode diminuir o custo com as viagens, logísticas e outras despesas que times de regiões menos favorecidas financeiramente precisam arcar para participar do campeonato Brasileiro. Criar as Divisões pode trazer a tona rivalidades regionais mais acirradas, dando mais emoção e assim atraindo maior público e renda para os jogos, cria também a rivalidade por conferência, trazendo sempre para a FINAL NACIONAL um time da parte de cima do país e outro da parte de baixo.

Com a diminuição desses custos podem ocorrer a melhora da estrutura desses clubes, dando assim a possibilidade de melhora no elenco, estruturas do clube e assim possivelmente proporcionando uma melhora no futebol praticado por essas equipes, tornando o espetáculo ainda mais agradável de se ver, possibilitando uma melhor venda do produto (futebol) para outros mercados consumidores em outros países.