Abaixo-Assinado (#48564):

PLEITO DE ANULAÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA REGIMENTAL INTEGRALIZADA – PRI APLICADA PELO CENTRO UNIVERSITARIO DO DISTRITO FEDERAL - UDF

Destinatário: CENTRO UNIVERSITARIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF

Conforme Regimento Geral da UDF/2019 em seu Art. 199, III “do parecer pela Coordenadoria de Curso, poderá o aluno interpor recurso ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, estritamente por argüição de ilegalidade ou antirregimentalidade; (Redação dada pela Resolução nº 08 - CONSUNI, de 03.04.2013”, Nós alunos abaixo assinados (documento virtual), discentes ativos do curso de Fisioterapia correspondentes as turmas D1 e D2 do período matutino, nos valemos do presente para solicitar a anulação de 4 (quatro) questões – a seguir , tópico I - disponibilizadas na Prova Regimental Integralizada 2 de 2019 aplicada na data 21 de novembro deste ano. As questões encontram-se irregulares à normas claramente fixadas no boletim de informação da PRI, ou por erros de formulação da questão, as quais em requerimento de anulação enviado a coordenação do curso, foram negados.
TOPICO I
Questão (Disciplina Farmacologia)
• Replica ao recurso – o enunciado da questão proporciona claramente o processo farmacocinético do fármaco acetazolamida. Em todo o seu contexto: absorção, distribuição, metabolização/biotransformação e excreção. Os dados logo no enunciado são representação de toda ação farmacocinética de daquele.

É bem verdade, como disse o avaliador do recurso apresentado, que cada fármaco tem suas características intrínsecas, porém pra efeito de questionamento de prova é preciso se ater aos dados e não nas singularidades não especificadas. No caso do tema geral abordado temos o que seria a característica mais importante do fármaco em questão, que é sua administração por via oral, sua forma de comprimido não gastrorresistente, e sua dosagem de 500 miligramas.

Nos dados farmacocineticos fornecidos, especifica que existe diferença no tempo para o pico de concentração plasmática, bem como fornecido o tempo exato de 2hrs sem alimento e 4hrs com alimento o que compõe a veracidade da primeira (I) opção das supostas afirmativas.

Outro dado informado no enunciado é que o fármaco não houve biotransformação, o que é considerado o principal erro, o qual é o ponto pelo que pedimos a anulação da questão, pois as afirmativas a serem julgadas dependiam dessas informações corretas. A retórica é que sendo o medicamento administrado de forma oral, o mesmo será absorvido e direcionado ao fígado, principal local onde ocorre a BIOTRANSFORMAÇÃO através do Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem), fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica. Vale ressaltar que para que ocorra a excreção, tais compostos precisam sofrer biotransformação. As fontes foram apresentadas no recurso e ainda sim ignoradas.

Questão (Disciplina de Patologia)
• A questão onde há erro gramatical (a palavra deveria ser apoptose e estava redigida apotose) seja por qualquer motivo deveria ser corrigido no dia da execução da prova. Na avaliação do recurso o examinador surpreendeu dando a seguinte resposta: “Somente o item A responde o processo da apoptose. Os demais são características de necrose.” . O fato é que a questão perguntava uma característica de “apotose” e esse método de assertiva por eliminação é possível quando a questão está na sua integridade, senão seria um jogo de sorte e azar, ou adivinhação. Recusamos-nos a aceitar tal ocorrência em uma avaliação de peso alto. Se tal fato ocorresse em uma avaliação docente (A2), por conseqüência poderíamos recorrer sem tamanha burocracia. Baseando no único recurso que temos – o boletim informativo da PRI – apoiamo-nos na informação de que: “Ao professor cabe o desenvolvimento dos conteúdos previstos no Plano de Ensino, a elaboração das questões, observando-se os aspectos técnico-pedagógicos e LINGÜÍSTICOS e sua postagem no Sistema da PRI.” Assim solicitamos que a mesma seja anulada por negligencia na formatação e aplicação (sem correção) desta.
Questão (Disciplina de Anatomia Humana do Aparelho Locomotor)
• O recurso foi proposto com as devidas comprovações e irrefutáveis fontes que certame privado (aplicado por outra instituição descaracterizando a competência de questões próprias da UDF) e inserida não somente na prova PRI, como em avaliação A2 anteriormente aplicada (neste caso evidencia o descaso na formulação de questões que avaliem de forma progressiva os conhecimentos do aluno). Mesmo se houvesse adaptação da questão, a mesma deveria conter indicação da fonte e utilização da palavra ‘Adaptada’ (norma exposta no boletim informativo da PRI). Não abrimos mão desse direito, e pedimos a sua anulação. Pois a mesma gravidade aplicada aos trabalhos acadêmicos do discente deve ser aplicada a avaliações acadêmicas realizadas pelos docentes.


Questão (Disciplina de Anatomia Humana do Aparelho Locomotor)
• Replica ao recurso – A questão apresenta um erro ao citar o termo de apenas inspiração, e envolver músculos da expiração. Na avaliação do recurso o examinador surpreendeu dando a seguinte resposta: “houve falta de interpretação de texto.”
A afirmação III é considerada certa na questão, porém apresentam erros que foram comprovados pelas citações dos autores citados nas referências do recurso, incluindo o Tratado Médico de Fisiologia do Guyton e Hall.
Na afirmação diz: “Durante uma inspiração forçada outros músculos, tais como intercostais internos e intercostais externos auxiliam o diafragma na respiração.”
Porém os músculos intercostais internos não atuam na inspiração, apenas na expiração, que isto já invalida a referida afirmação.
Foram apresentadas três fontes de livros diferentes para comprovar tal equívoco incluído na questão, um deles apresento abaixo:
“Portanto, todos os músculos que elevam a caixa torácica são classificados como músculos de inspiração, e aqueles que deprimem a caixa torácica são classificados como músculos de expiração. Os músculos mais importantes que elevam a caixa torácica são os intercostais externos, mas outros que auxiliam são (1) músculos esternocleidomastóideos, que elevam o esterno; (2) serráteis anteriores, que elevam muitas costelas e (3) escalenos, que elevam as duas primeiras costelas. Os músculos que puxam a caixa torácica para baixo durante a expiração são principalmente o (1) reto abdominal, que exerce o efeito poderoso de puxar para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo que, em conjunto com outros músculos abdominais, também comprime o conteúdo para cima contra o diafragma, e (2) os intercostais internos. (Guyton & Hall, 2006)”
Os intercostais internos funcionam exatamente de modo oposto, atuando como músculos expiratórios, porque se angulam entre as costelas na direção contrária e produzem a alavanca oposta. (Guyton & Hall, 2006)
Dentre muitos outros recursos devidamente formatados e indicados fontes, estes são os que pleiteamos com maior afinco por sua veracidade de informações e por direito previamente informados como por dever da instituição.
Respaldados ainda pelo que cerne ao Art. 199, “§ 1° Será de 10 (dez) dias corridos o prazo para o requerimento a que se refere o caput deste artigo, bem como para a interposição de recurso a que se refere o inciso VI, a contar da ciência, pelo aluno, da nota ou resultado do instrumento avaliativo ou da decisão final de cada instância.”, considerando-se a partir dos resultados dos recursos liberados em 28/11/2019, e do parecer da coordenação dado em 05/12/2019.
Solicitamos a avaliação do mesmo com base na ética e nos bons princípios de comunicação entre alunos e instituição.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.