Recuperação do patrimônio da FAZENDA PALMITAL de Ibaté.

Destinatário: cb.palmital@hotmail.com

ABAIXO ASSINADO
Nós, abaixo-assinados, dirigimos este manifesto às autoridades competentes e ao proprietário da empresa COSAN/ RADAR e Agropecuária Amaralina, assim como outras do grupo, para finalizar o acordo de preservação da FAZENDA PALMITAL, através de doação ao Instituto IDAB, sem fins lucrativos, com o fim de recuperar esse magnífico patrimônio e instalar ali atividades para sua autossuficiência, conforme conversado até o presente momento.
Localizada nos municípios de Ibaté, entre São Carlos e Araraquara, mantém um das únicas matas que escaparam de serem destruídas em prol da plantação da cana. Em se tratando de uma FAZENDA HISTÓRICA, tombada pelo patrimônio estadual,( Condephaat) com espécies raras e em extinção, cachoeiras caudalosas, e um conjunto expressivo de mananciais, que abastecem vários municípios e outros sítios,é um local de valor inestimável, que deve ser mantido em prol da História da região, como referência tão expressiva dos áureos tempos do café.
A História da Fazenda Palmital, data de meados dos séc. XIX. Foi construída para o Conselheiro Moreira de Barros,e pelo arquiteto e urbanista Ramos de Azevedo, que projetou inúmeras outras fazendas e sedes administrativas do Estado de São Paulo, como também o Teatro Municipal e outros. São cerca de 5 gerações que nasceram e cresceram dando origem a algumas cidades próximas formadas a partir dessa Fazenda.
Pós doação da parte funcional/central da Fazenda que foi plantada de café, tendo igreja, terreiros, tulhas e de mais instalações necessárias ao cultivo do café, se permitirá a recuperação desse Patrimônio Histórico para servir de modelo de trabalho, pesquisa e cursos à universidade,sobre a agricultura e arquitetura de recuperação de bens tombados.
Diante desta realidade, nós abaixo-assinados, propomos que seja finalizada a doação desse montante de terras, resultantes da então Fazenda Palmital, que com compreensão e apoio de todos,será recuperada constituindo-se um modelo e solução para a Preservação de Patrimônio que tanto tem acabado com a nossa História e Construções. Tal exemplo poderá ser seguido por outros proprietários de bens de interesse cultural e histórico.
Contamos com apoio da grande massa da população
.
ASSINE AGORA!
Contato Fazenda Palmital- email:- cb.palmital@ hotmail.com -cel. 11- 9 9990 0699.