Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência em BERTIOGA/SP

Destinatário: Ao prefeito de Bertioga Sr. Caio Matheus

COLETA DE ASSINATURAS PARA CRIAÇÃO DO
Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência em BERTIOGA/SP.

OBJETIVO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Socializar e garantir o acesso aos direitos das pessoas com deficiência e de seus familiares.

O QUE O SERVIÇO OFERECE?
O serviço oferece experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas:

Atendimento Social; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Passe Livre através de carteirinhas – Municipal, Intermunicipal e Interestadual; Oficinas – Artesanato, Culinária, Inclusão digital, Violão e Capoterapia; Inclusão no mercado de trabalho; Esportes adaptados – Basquete , capoeira , dança, teatro todo tipo de deficiência ; Golbol, para deficientes visuais; natação, para deficientes físicos; além de halterofilismo e judô.

A QUEM SE DESTINA O SERVIÇO?
Pessoas com deficiência que encontram-se em condições de convivência grupal e com autonomia; Pessoas com deficiência com vivência de isolamento; Pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; Pessoas com deficiência beneficiários dos programas de transferência de renda;

TIPOS DE DEFICIÊNCIA
No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos da pessoa com deficiência estão garantidos na Constituição Federal e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre a questão.

Deficiência Física – É a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paralisia, deformação, amputação ou ausência de membro;

Deficiência Auditiva – É a perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma;

Deficiência Visual – Cegueira e baixa visão que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica;

Deficiência Intelectual – Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; e trabalho;

Deficiência Múltipla – Associação de duas ou mais deficiências.
Assine essa proposta para que o prefeito entenda a necessidade da criação do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência de Bertioga/SP

Junto se faz e realiza sonhos.
Fábio Néris Vitor – Movimento Nacional Eu Empurro Essa Causa
Bertioga/SP.
Ney da Adisa- Assessor de Politicas Publicas Sociais da Pessoa com Deficiência- Guarujá/SP.
Apoio: Vereador Taciano Goulart
Bertioga/SP.