Pelo reconhecimento da cidade de Oyó como patrimônio da humanidade.

Destinatário: Presidente da Nigéria e a Unesco

Caros seguidores é com muito pesar e tristeza que anunciamos mais uma tragédia. Na madrugada de hoje - 5 de janeiro de 2020 - o mercado “Oja Oba” - o mercado de Akesan – localizado na cidade de Oyó, conhecido como centro comercial foi atingido por um incêndio devastador. Tudo foi consumido pelas chamas, mas curiosamente os templos de Ògún e Èsù resistiram ao desastre. Oyó está localizada na Nigéria, é um território Yorubá, cidade mítica do orixá Xangô, patrono das Afro-religiões no Brasil, Cuba, Haiti e demais países da diáspora africana. Nos últimos 6 (seis) anos, o Alaafin de Oyó, Adeyemi III e os seus colaboradores tem envidados todos os esforços a fim de buscar apoio da sociedade civil, instituições públicas e privadas com o objetivo de requerer junto a UNESCO que a cidade de Oyó integre a lista de patrimônio da humanidade. Uma das ações foi a realização na cidade Salvador, em 2014, do 1 Seminário para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e Nigéria. A cidade de Oyó possui um patrimônio material e imaterial importantíssimos para a continuidade da cultura Yorubá no mundo, daí a importância de ser reconhecida, em caráter de urgência, como patrimônio da humanidade. “Patrimônio cultural da população negra é tudo que confira valor à memória negra, a identidade negra e a produção da história e cultura negra.” (CUNHA JÚNIOR, 2019, p.91). Patrimônio cultural da humanidade é tudo aquilo que pertence a vários povos. O patrimônio cultural do povo yorubá não pode arder em chamas, vamos salvar os repertórios simbólicos de Xangô, vamos salvar a cidade de Oyó. Assinem esta petição e apoiem a candidatura para que a cidade de Oyó integre a lista de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Fotos: Acervo do Alaafin de Oyó.

Excelentíssimo Sr. Presidente da Nigéria.

A sociedade civil organizada, as instituições públicas e privadas, o cidadão afrodescendente na diáspora e todos aqueles que se identificam e lutam pela preservação da cultura negra no mundo, vem, através desta petição on line, requerer que a cidade de Oyó integre a lista de patrimônio da humanidade, pois tal reconhecimento é de fundamental importância para o fortalecimento das nossas raízes e preservação do nosso legado ancestral.

Sign the petition and help save the city of Oyo.

For the recognition of the city of Oyo as a World Heritage Site.

Dear followers, it is with great sorrow and sadness that we announce another tragedy. At dawn today - January 5, 2020 - the “Oja Oba” market - the Akesan market - located in the city of Oyo, known as the comercial center, was hit by a devastating fire. Everything was consumed by the flames, the two Orisa temples Esu and Ògún in the market survived the disaster. Oyo is located in Nigeria, is a Yoruba territory, mythical city of the Orisa Sango, patron of Afro religions in Brazil, Cuba, Haiti and other African diaspora countries. For the past six (6) years, Alaafin de Oyo, Adeyemi III and their collaborators have made every effort to seek support from civil society, public and private institutions with the aim of requesting from UNESCO that the city of Oyo join the list of World Heritage Site. One of the actions was the realization in the city of Salvador, in 2014, with the 1 Seminar for Preservation of Shared Cultural Heritage between Brazil and Nigeria. The city of Oyo has a material and immaterial heritage very important for the continuity of Yoruba culture in the world, hence the importance of being recognized, as a matter of urgency, as a heritage of humanity. “Cultural heritage of the black population is every thing that gives value to black memory, black identity and the production of black history and culture.” (CUNHA JÚNIOR, 2019, p.91). Mankind's cultural heritage is all that belongs to various peoples. The cultural heritage of the Yoruba people cannot burn, we will save the symbolic repertoires of Sango, we will save the city of Oyo. Sign this petition and support the application for the city of Oyo to be part of the World Heritage List for Unesco. Photos: Alaafin de Oyó Collection.

Your Honourable President of Nigeria.
Organized civil society, public and private institutions, the African descent in diaspora and all those who identify and fight for the preservation of black culture in the world, comes, through this online petition, to require the city of Oyo to be part of the heritage list humanity, as such recognition is of fundamental importance for the strengthening of our roots and preservation of our ancestral legacy.

Espanõl

Firma la petición y ayuda a salvar la ciudad de Oyó.

Por el reconocimiento de la ciudad de Oyó como Patrimonio de la Humanidad.

Queridos seguidores, es con gran tristeza que anunciamos otra tragedia. Al amanecer de hoy, 5 de enero de 2020, el mercado "Oja Oba", el mercado de Akesan, ubicado en la ciudad de Oyó, conocido como el centro comercial, fue devastado por un incendio devastador. Las llamas consumieron todo, pero curiosamente los templos de Ògún y Èsù resistieron el desastre. Oyó se encuentra en Nigeria, es un territorio yoruba, ciudad mítica de Orisha Shango, gran Personaje de las religiones Afo en Brasil, Cuba, Haití y otros países de la diáspora africana. Durante los últimos seis (6) años, Alaafin de Oyó, Adeyemi III y sus colaboradores han hecho todo lo posible para buscar el apoyo de la sociedad civil, las instituciones públicas y privadas con el objetivo de solicitar a la UNESCO que la ciudad de Oyó únete a la lista de patrimonio de la Humanidad. Una de las acciones fue la realización en la ciudad de Salvador, en 2014, de 1 Seminario para la preservación del patrimonio cultural compartido entre Brasil y Nigeria. La ciudad de Oyó tiene un patrimonio material e inmaterial muy importante para la continuidad de la cultura yoruba en el mundo, de ahí la importancia de ser reconocido, con carácter de urgencia, como patrimonio de la humanidad. “El patrimonio cultural de la población negra es todo lo que da valor a la memoria negra, la identidad negra y la producción de historia y cultura negras” (CUNHA JÚNIOR, 2019, p.91). El patrimonio cultural de la humanidad es todo lo que pertenece a varios pueblos. El patrimonio cultural del pueblo yoruba no puede arder, salvaremos los repertorios simbólicos de Shango, salvaremos la ciudad de Oyó. Firme esta petición y apoye la candidatura para que la ciudad de Oyó forme parte de la Lista del Patrimonio Mundial para Unesco. Fotos: Colección Alaafin de Oyó.

Su honorable presidente de Nigeria.
Sociedad civil organizada, instituciones públicas y privadas, la ascendencia africana en diáspora y todos aquellos que identifican y luchan por la preservación de la cultura negra en el mundo, viene, a través de esta petición en línea, a exigir que la ciudad de Oyó sea parte de la lista de patrimonio humanidad, como tal reconocimiento es de fundamental importancia para el fortalecimiento de Nuestras raíces y la preservación de nuestro legado ancestral.