CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DE ANANINDEUA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Destinatário: Sociedade Civil e Outros.

O Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi criado em 2013 através da Resolução nº 717 de 12 agosto daquele ano, aprovada no Conselho Superior da UFPA (CONSUN). A área prevista para sua implantação é de 10,143 hectare e está localizado no cruzamento da Avenida Independência com a Estada do Icuí-Guajará em Ananindeua-Pará. Atualmente o Campus desenvolve suas atividades de ensino, atendendo quase 2.000 alunos, assim como os mais de 90 servidores, entre professores e técnicos, dividem suas atividades em apoio administrativo, de secretaria, aulas e execução de projetos de pesquisa e extensão. Ressalta-se que estas ações do Campus são realizadas em prédio alugado que não apresenta plenas condições para o bom desenvolvimento do ensino superior. Além disso, os processos para que se iniciem as obras para implantação do novo Campus já tiveram suas licitações concluídas há mais de dois anos, ou seja, o Campus já tem projeto concluído e licitado e como tal, empresa vencedora apta há mais dois anos para iniciar as obras, contudo, entendemos que falta o interesse do poder publico. Diante desta situação, que nós abaixo assinamos, solicitando das autoridades competentes as providências necessárias para se inicie a construção deste novo Campus tão importante para população do município de Ananindeua e do estado do Pará, uma vez que impacta nas politicas de desenvolvimento econômico, de educação e formação profissional na Região Metropolitana de Belém.