Posicionamento dos Residentes multiprofissionais Unisa/HGG

Destinatário: gm.guerra@profunisa.org.br

Nós residentes do Hospital Geral do Grajaú, nos posicionamos contra a orientação de comparecermos ao hospital em período de carga teórica, uma vez que não podemos pagar teoria em cenário da prática.
Compreendemos que o funcionamento dos serviços independe da força de trabalho dos residentes, salientamos que a Universidade em conjunto com a Instituição de Saúde devem tomar medidas para previnir e minimizar os riscos existentes a segurança sanitária dos profissionais em processo de especialização.
Portanto diante da atual conjuntura de pandemia da Covid 19, as organizações devem articular novas estratégias de respaldo para os profissionais da residência.
Apresentamos como sugestão encaminhamentos de trabalhos e atividades para serem realizadas online, rodízio de profissionais com vistas a diminuir o fluxo de pessoas nos setores , e caso necessário, antecipação das férias.
Se de algum modo a Universidade mantenha a orientação de comparecimento no horário de carga teórica, nos posicionaremos acionando a Ouvidoria da Unisa, Reitoria, COREMU, Conselho Municipal e Estadual de Saúde e Conselhos Regionais da Categoria profissional.
Agradecemos a compreensão e salientamos que consideramos essencial a transmissão das informações de forma clara e que nos sejam informadas quaisquer orientações/decisões que impactem em nossa atuação, haja vista nós sermos os maiores interessados na nossa formação de maneira segura e transparente.