PELA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUA RELEVÂNCIA NA INCLUSÃO PROFISSIONAL

Profa. Dra. Margarida de Aquino Cunha
Exmo. Sr. Vice-Reitor da Universidade Federal do Acre
Prof. Dr. Josimar Batista Ferreira

Nós, abaixo-assinados(as), brasileiros, residentes dos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, vimos publicamente solicitar, a reabertura do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Brasileia, inaugurada o 20/11/2015. Chamado de campus Fronteira do Alto Acre, tem estrutura para atender, inicialmente, 250 alunos.

A estrutura onde começou a funcionar o campus Fronteira do Alto Acre fica localizada no quilômetro 9 da rodovia BR-317, estrada do Pacífico. Em uma posição estratégica da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia), a área de 60 hectares (30 dos quais de reserva biológica destinados à pesquisa) foi doada pelo governo do Estado do Acre.

O prédio que abriga a terceira unidade fixa da instituição foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2014 como parte de seu projeto de expansão. Está prevista, ainda, a contratação, de 120 novos servidores, entre professores e técnico-administrativos.

Hoje, o mundo se transforma de tal maneira que a necessidade por cursos superiores se torna cada vez mais enfática. E no Brasil não é diferente, sendo que o Governo Federal abriu oportunidades na Educação para todas as modalidades de curso: Licenciatura, bacharelado e tecnológico.

A educação favorece a socialização do indivíduo com fontes de enriquecimento material e, principalmente, espiritual. Ela almeja mudanças intelectuais, trazidas pelo convívio humano, pelos valores, bom senso e pelas próprias leis. No Brasil existem as Leis de Diretrizes e Bases Nacionais. A LBDN divide a Educação em dois níveis: básica e superior. Sendo a educação um processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do indivíduo em prol de maior integração social. No Art. 1º. da LBDN. (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

O Brasil é signatário do protocolo da “CONVENÇÃO EUROPEIA DOS DIREITOS HUMANOS” que dá direito a educação e a nível mundial do Pacto Internacional dos direitos econômicos, Sociais e culturais de 1966 das Nações Unidas que garante que “a educação superior deverá tornar-se de acesso igualitário para todos, com base na capacidade, por todos os meios apropriados e, em particular, pela introdução progressiva da educação gratuita".

Os principais objetivos da EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL voltadas à formação profissional é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, tecnológico e do pensamento reflexivo, além de formar diferentes áreas de conhecimento, assim como, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinado por todos os cidadãos, em duas vias a serem protocoladas em seu Gabinete. Nomeamos o Sr. Jonas Duarte, telefone (68) 9928-17165, como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.

Epitaciolândia, 21/03/2020

(abaixo, listar todos as pessoas, com nome, documento e rubrica)

FERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Disponível em: Acesso em: 17 de mar 2020.

Disponível em: < http://www2.ufac.br/site/news/ufac-inaugura-campus-em-brasileia> Acesso em: 17 de mar 2020.